EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: DESAFIOS PARA A RESSIGNIFICAÇÃO CURRICULAR
Palavras-chave:
Educação Escolar Quilombola, Organização Educacional, currículo, ressignificaçãoResumo
Este artigo tem por objetivo fomentar novos olhares para as temáticas educação e currículo para as escolas quilombolas. Por intermédio de analise bibliográficas, são efetivadas reflexões sobre as demandas para a construção de um currículo voltado as especificidades da Educação Escolar Quilombola, como este necessita de novo processo de ressignificação, por intermédio de um olhar reflexivo e consciência de mudança, efetivados pela comunidade escolar.
Referências
ARROYO, Miguel. Os Movimentos Sociais e a construção de outros currículos. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 55, p. 47-68, jan./mar. 2015. Editora UFPR. Disponível em: educar. fcc.org.br/scielo,php?pid=S0104-40602015000100047&script=sci_abstract. Acesso em 10 de abril de 2023.
ARRUTI, José Maurício. Da ‘educação do campo’ à ‘educação quilombola’: Identidade, conceitos, números, comparações e problemas. Raízes, v.33, n.1, jan-jun / 2011. Disponível em: raízes.revista.ufcg.edu.br/index.php/raízes/article/view/325. Acesso em 10 de abril de 2023.
CALDART, Roseli Salete. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 7 n. 1, p. 35-64, mar./jun.2009. Disponível em: scielo.br/j/tes/a/ z6LjzpG6H8ghXxbGtMsYG3f/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 13 de abril de 2023
CALDART, Roseli Salete. Educação do campo. Dicionário da Educação do Campo. / Organizado por Roseli Salete Caldart, Isabel Brasil Pereira, Paulo Alentejano e Gaudêncio Frigotto. – Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br. Acesso em 06 de abril de 2023.
CAMACHO, Rodrigo Simão. O paradigma originário da educação do campo e a disputa de territórios materiais/imateriais com o agronegócio. Rev. Nera Presidente Prudentev.22, n. 50, pp. 64-90Set.-dez./2019 ISSN: 1806-6755. Disponível em: revista.fct.unesp.br./index.php/nera/article/view/5888. Acesso em 14 de abril de 2023
CAMACHO, Rodrigo Simão; VIEIRA, Jaqueline Machado. Reflexões acerca da educação especial e da educação do campo numa perspectiva inclusiva. Interfaces da Educ., Paranaíba, v.9, n.27, p. 443-464, 2018 ISSN 2177-7691. Disponível em: periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/3003. Acesso em 14 de abril de 2023
CAMACHO, Rodrigo Simão. Educação do Campo e desenvolvimento socioterritorial multidimensional no Pronera. Agroecol 2016. 16 a 19 de novembro 2016. Dourados -MS. Disponível em: cpao.embrapa.br/cds/agroecol2016/PDF´s/Trabalhos/Educação% ¨20do%20Campo%20e%20desenvolvimento...Acesso em 14 de abril de 2023
CAMPOS, Margarida Cássia. GALLINARI, Tainara Sussai. A educação escolar quilombola e as escolas quilombolas no Brasil. Revista Nera – ANO 20, Nº. 35 – JANEIRO/ABRIL DE 2017 – ISSN: 1806-6755. Disponível em: revista.fct.unesp.br/index,php/nera/article/view/4894. Acesso em 15 de abril de 2023)
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Parecer CNE/CEB Nº: 16/2012 aprovado em: 5/6/2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br /expansão-da-rede-federal/323-secretaria-112877938/órgaos-vinculados-82187207/18693-educacao-quilombola.Acesso 04 de agosto de 2022
MOURA, Glória. O direito à diferença. In :Superando o Racismo na escola. 2ª edição revisada / Kabengele Munanga, organizador. – [Brasília]: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. Disponível em: http://www geledes.org.br/ kabengele-munanga-superando-o-racismo-na-escola/?amp=1&gclid=Cj0KCQjw756IBhDMARIsAE... Acesso em 20 de setembro de 2022
MUNANGA, K. (Org.). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, 2008. Disponível em:http://www. geledes.org.br/kabengele-munanga-superando-o-racismo-na-escola/?amp=1&gclid=Cj0KCQjw756IBhDMARIsAE... Acesso em 20 de setembro de 2022
NUNES, G. H. Educação Quilombola. In: Orientações e ações para a educação das relações étnico-raciais. Brasília: SECAD, 2006. Disponível em: Portal.mec.gov.br/dmdocuments/orientacoes_etnicoraciais.pdf. Acesso em 20 de setembro de 2022
SILVA, Ana Célia. A Desconstrução da Discriminação no Livro Didático. In :Superando o Racismo na escola. 2ª edição revisada / Kabengele Munanga, organizador. – [Brasília]: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. Disponível em: http://www geledes.org.br/ kabengele-munanga-superando-o-racismo-na-escola/?amp=1&gclid=Cj0KCQjw756IBhDMARIsAE... Acesso em 20 de setembro de 2022