ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

Concepções dos professores da educação básica sobre seu papel no processo formativo de licenciandos da UFGD

Autores

  • Isadora Adriana Pinheiro Dourado
  • Andréia Nunes Militão Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores, Estágio Curricular Supervisionado

Resumo

A investigação em tela integra a pesquisa interinstitucional “A configuração do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório nas licenciaturas da UEMS e UFGD e suas repercussões para a formação de professores” que foi desenvolvida no Grupo de Estudos e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF). Tem por objetivo analisar o perfil e as concepções dos professores da educação básica que supervisionam os estagiários das licenciaturas vinculados a Universidade Federal da Grande Dourados. Os procedimentos metodológicos adotados nesta pesquisa ancoram-se em uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados, a aplicação de questionários e a realização de entrevistas para levantar o perfil e as concepções dos docentes da educação básica que acompanham/orientam o estágio curricular obrigatórios nas licenciaturas da UFGD. Participaram e colaboraram com este estudo, seis professoras da educação básica que supervisionaram as atividades de estágio das licenciaturas da UFGD. A pesquisa de campo apontou que nem todos os professores educação básica se identificam e atuam como formador de professor ao orientarem os estagiários. Identificamos, ainda, as dificuldades desses professores no processo de acompanhamento dos estagiários, a questão da inexistência de diálogo entre a universidade e escola, bem como a ausência de orientação para esses docentes da educação básica receber os estagiários. Evidencia-se também que tais professores compreendem e valorizam de fato a aproximação do estagiário com a realidade educacional mediante o estágio, bem como reconhecem a influência do seu papel para atuação docente futura. Conclui-se que embora muito se discuta nos cursos de formação que o estágio e a atuação futura devem ser desenvolvidos à luz da aproximação da teoria com a prática, a necessidade de superação da dicotomia teórico-prática ainda é muito recorrente nesses contextos.

Referências

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

Pinheiro Dourado, I. A., & Nunes Militão, A. (2023). ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO : Concepções dos professores da educação básica sobre seu papel no processo formativo de licenciandos da UFGD . ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8884

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