Caracterização do povo brasileiro no livro didático de Língua Portuguesa para o Ensino Médio
Palavras-chave:
Palavras-chave: Livro Didático. Língua Portuguesa. Povo Brasileiro.Resumo
RESUMO: Este artigo tem o objetivo de elaborar considerações iniciais sobre a forma como o povo brasileiro é representado no livro didático utilizado na rede de ensino do Estado de Mato Grosso do Sul, nomeado de Se liga nas linguagens: Português (ORMUNDO; SINISCALCHI, 2020). Foi dada uma abordagem qualitativa para a pesquisa, sob os moldes do método descritivo-analítico. As discussões partem das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 que incluem a história e cultura dos povos africanos, afro-brasileiros e indígenas no currículo da educação brasileira. Foi identificado que há uma presença do povo brasileiro no livro didático em sua diversidade, o que se considera importante para a valorização, aceitação, respeito, e reconhecimento do povo brasileiro. O livro didático analisado, demostrou uma certa preocupação em representar nos textos e ilustrações a história e cultura dos povos africanos, afro-brasileiros e indígenas, entretanto, poderiam ser utilizados, textos, poemas, músicas, que divulgassem a cultura e a história do povo brasileiro, do ponto de vista dos povos africanos e indígenas, para que os alunos tivessem conhecimento diversificado sobre o povo brasileiro. Foi possível concluir que a visão estereotipada e eurocentrada sobre os povos indígenas e afro-brasileiros prevalece nos raros e incipientes momentos em que essas culturas são tematizadas, sobretudo porque os discursos presentes são organizados a partir do branco em sua maioria.
Palavras-chave: Livro Didático. Língua Portuguesa. Povo Brasileiro.
Referências
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. MEC/SEB. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. Acesso em 16 jun. 2023.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em 16 jun. 2023.
CHOPPIN, ALAINL. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.3, set./dez. 2004, p. 557
MATO GROSSO DO SUL. Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul: Ensino Médio e Novo Ensino Médio. Campo Grande-MS: SED, 2021. Disponível em https://www.sed.ms.gov.br/wp-content/uploads/2022/01/Curriculo-Novo-Ensino-Medio-v1.1.pdf. Acesso em 16 jun. 2023
ORMUNDO, W; SINISCALCHI, C. Se liga nas linguagens: Português. São Paulo: Moderna, 2020.
SILVA, A. C. Desconstruindo a Discriminação do Negro no Livro Didático(online).2 nd ed. Salvador.EDUFBA.2010.100p ISBN 978-85-232-1178-3Available from SciELO Books,< http://books.scielo.org>
SILVA, A. C. A Representação Social do Negro no Livro Didático: O que Mudou? Por Que Mudou? Salvador: EDUFBA, 2 ou.
SILVA, C; FLÁVIA. A Análise da Representação do/a Negro/a em Livro um Livro Didático. Revista África e Africanidades. Ano 8 – n.20/Jul.2015. ISSN 1983-2354.
SOUZA, BARBOSA; KELI, GLEICE. Os “Esquecidos das Histórias” E a Lei 11.645/08: Continuidades ou Rupturas? Uma Análise sobre a Representação dos Povos Indígenas do Brasil em Livros Didáticos de História. Dissertação ao Pós-Graduação em Educação. Acadêmico da Universidade Estadual de Feira de Santana, Junho, 2015, p. 13-122.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras – habilitação Português/Inglês. Dourados, 2019. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1zdQLxEbhMgUTF3-6oa-9KzVd6G2ej5XN. Acesso em 16 jun. 2023.