Caracterização do povo brasileiro no livro didático de Língua Portuguesa para o Ensino Médio

Autores

  • DÉBORA MELO DOS SANTOS MASSAO UEMS
  • Thiago UEMS

Palavras-chave:

Palavras-chave: Livro Didático. Língua Portuguesa. Povo Brasileiro.

Resumo

RESUMO: Este artigo tem o objetivo de elaborar considerações iniciais sobre a forma como o povo brasileiro é representado no livro didático utilizado na rede de ensino do Estado de Mato Grosso do Sul, nomeado de Se liga nas linguagens: Português (ORMUNDO; SINISCALCHI, 2020). Foi dada uma abordagem qualitativa para a pesquisa, sob os moldes do método descritivo-analítico. As discussões partem das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 que incluem a história e cultura dos povos africanos, afro-brasileiros e indígenas no currículo da educação brasileira. Foi identificado que há uma presença do povo brasileiro no livro didático em sua diversidade, o que se considera importante para a valorização, aceitação, respeito, e reconhecimento do povo brasileiro. O livro didático analisado, demostrou uma certa preocupação em representar nos textos e ilustrações a história e cultura dos povos africanos, afro-brasileiros e indígenas, entretanto, poderiam ser utilizados, textos, poemas, músicas, que divulgassem a cultura e a história do povo brasileiro, do ponto de vista dos povos africanos e indígenas, para que os alunos tivessem conhecimento diversificado sobre o povo brasileiro. Foi possível concluir que a visão estereotipada e eurocentrada sobre os povos indígenas e afro-brasileiros prevalece nos raros e incipientes momentos em que essas culturas são tematizadas, sobretudo porque os discursos presentes são organizados a partir do branco em sua maioria.

Palavras-chave: Livro Didático. Língua Portuguesa. Povo Brasileiro. 

Referências

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

MELO DOS SANTOS MASSAO, D., & Moessa Alves, T. (2023). Caracterização do povo brasileiro no livro didático de Língua Portuguesa para o Ensino Médio. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8882