ANÁLISE DOS PPC DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE MATO GROSSO DO SUL: a gestão escolar nos perfis dos egressos

Autores

  • Nairele Freitas Ortega UFGD
  • Fabio Perboni UFGD

Palavras-chave:

Gestão escolar., Formação do gestor., Curso de pedagogia.

Resumo

RESUMO: O presente trabalho consiste em um recorte da dissertação de mestrado que investiga a formação inicial do gestor escolar nos cursos de Pedagogia. Para este texto foi investigado 10 cursos de Pedagogia das 3 instituições públicas do Mato Grosso do Sul, sendo a Universidade Federal da Grande Dourados, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul e Universidade Federal Mato Grosso do Sul. A proposta nesse texto foi analisar a formação inicial do gestor escolar nos 10 cursos a partir dos Projetos Pedagógicos, focando especificamente em identificar se consta gestão no perfil do egresso em Pedagogia. Para tanto, essa pesquisa fez uso da abordagem qualitativa, com a técnica de análise documental. Consideramos importante esta discussão para identificar qual é perspectiva na formação do pedagogo no delineamento do perfil profissional em Pedagogia. Constatou-se que dos 10 PPC analisados, 9 deles incluem a gestão no perfil de formação do egresso. Isso indica que a maior parte dos cursos reconhece a importância da formação em gestão para os pedagogos, entende a necessidade de conhecimento de gestão para contexto escolar na formação inicial do gestor. É importante ressaltar que as abordagens com relação gestão é diferente entre os cursos e instituições de ensino, isso reflete as visões e objetivos específicos em relação à gestão escolar.

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

Freitas Ortega, N., & Perboni, F. (2023). ANÁLISE DOS PPC DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE MATO GROSSO DO SUL: a gestão escolar nos perfis dos egressos. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8880