Educação do Campo em Conflito

paradigmas em disputa do estado a sala de aula

Autores

  • Sergio da Silva Pereira UFGD

Palavras-chave:

Disputa, Paradigma, Política Pública

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar aspectos da disputa paradigmática da Educação do Campo brasileira e compreender de como um paradigma construído pelas classes populares pode se consolidar como uma política pública, sem perder suas características epistemológicas, culturais e políticas da classe trabalhadora do Campo brasileiro. Trata-se de uma discussão de base exploratória qualitativa adotando como teóricos de base Elsie Rockwell e Paulo Freire. Realizamos uma análise sobre a formatação do Estado, apoiados nos conceitos sociológicos de Norbert Elias, para compreender como se dá a disputa por espaço e poder nos estratos da sociedade e do Estado. Tomamos como princípio filosófico o materialismo histórico e dialético, analisando o processo histórico que a Educação do Campo se formatou buscando a superação dos modelos hegemônicos da Educação Rural e da Educação Urbanizadora. Concluímos o trabalho considerando ser importante o aprofundamento das pesquisas na Educação do Campo e suas disputas paradigmáticas, de modo a fortalecer a presença da classe trabalhadora do Campo nos espaços de formação e ascensão aos espaços de poder, dessa forma consolidar uma proposta que venha a contrapor a educação urbanizadora que considera os espaços escolares no campo como uma extensão das escolas urbanas, estendendo seus currículos, didáticas e práticas de controle de conteúdo, impondo seus livros didáticos e sujeitos desconectados da realidade camponesa.

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

da Silva Pereira, S. (2023). Educação do Campo em Conflito: paradigmas em disputa do estado a sala de aula. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8879