A EDUCAÇÃO E A INTEGRAÇÃO REGIONAL

ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O TERRITÓRIO FRONTEIRIÇO DE PONTA PORÃ/MS.

Autores

Palavras-chave:

Direito à educação

Resumo

Mato Grosso do Sul é uma Unidade da Federação localizada na região central, não apenas do país, mas da América Latina. Esta centralidade já foi destacada em outros momentos e experiências de integração regional. Nos últimos anos, uma nova proposta integracionista tem sido discutida e está em vias de efetivação, a Rota de Integração Latino Americana (RILA). Em nível mundial, a sustentabilidade voltou a ocupar espaço, também central, tanto no âmbito público como privado. Neste cenário instigante, propõe-se a reflexão sobre o papel da educação no território fronteiriço de Ponta Porã (MS) que é marcado e cortado pelo imperativo da sustentabilidade e das premissas para a integração regional para além das dimensões econômicas e comerciais, portanto, à luz do desenvolvimento em seu sentido mais completo e complexo. Para contemplar tal proposta, buscou-se destacar alguns elementos da formação histórica deste território; contextualizar a RILA e discutir a educação como um direito social fundamental. A estratégia metodológica correspondeu à pesquisa qualitativa promovida pela interação da revisão bibliográfica e revisão teórica. Conclui-se que a formação e localização geopolítica do território de Ponta Porã a conecta com todos os esforços de integração do passado, do presente e do futuro, tanto em nível regional como internacional. A combinação complexa das potencialidades e fragilidades da realidade socioeconômica local, à luz das premissas do desenvolvimento sustentável, indica que para uma inserção estratégica e sustentável deste território na agenda de integração, é condição, necessária, a valorização da educação e o investimento no capital mais importante e mais vulnerável que é o humano.

Referências

ALMEIDA, L. P.; TEIXEIRA, L. L.; FIGUEIRA, K. C. N. A importância do estudo dos impactos sociais junto às comunidades locais dos territórios que integram o Corredor Rodoviário Bioceânico. Interações (Campo Grande), v. 20, p. 285-296, 2019.

BASSO, J.D.; FERRETTI, V.A.S. Impactos de la Implementación del Corredor Vial Bioceánico en la educación escolar en la frontera Brasil/Paraguay: conociendo el contexto. Interações (Campo Grande), v.22, n.4, p. 1197-1212, 2022.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988. Brasília, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 11 jun. 2023.

BRASIL. Superintendência da Receita Federal do Brasil da 1ª Região Fiscal. Portaria Nº 285, de 23 de março de 2023. Autoriza a instauração de procedimento licitatório de outorga de Permissão de Porto Seco no município de Ponta Porã-MS. Disponível em: http://normas.receita.fazenda.gov.br/sijut2consulta/link.action?idAto=129722. Acesso em: 11 jun. 2023.

CÂMARA MUNICIPAL DE PONTA PORÃ. A história do Município. Disponível em: https://www.camarapontapora.ms.gov.br/municipio. Acesso em: 25 maio. 2022.

______. Ponta Porã está engajada na luta pela retomada da ferrovia. Disponível em: https://www.camarapontapora.ms.gov.br/noticias/710. Acesso em: 11 jun. 2023.

FREIRE, C.A.V.; MENECOZ, A.R. (Org.). Changa-y: Algumas histórias e estórias da fronteira Ponta Porã/Pedro Juan Caballero. 1ed.Campo Grande: Life Editora, 2023.

MACHADO, L.O. Estado, territorialidade, redes. Cidades gêmeas na zona de fronteira sul-americana. In: SILVEIRA, M.L. (Org.). Continente em chamas: globalização e território na América Latina. 1ed.São Paulo: Civilização Brasileira, 2005, p. 243-285.

MATO GROSSO DO SUL (Estado). Secretaria do Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação. Ciência e Tecnologia: Semagro repassa R$ 1,2 mi para criar Parque Tecnológico em Ponta Porã. Disponível em: https://www.semadesc.ms.gov.br/ciencia-e-tecnologia-semagro-repassa-r-12-milhao-para-criar-parque-tecnologico-em-ponta-pora/. Acesso em: 11 jun. 2023.

ORGANIZAÇÕES DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), Agenda 2023 – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 11 jun. 2023.

PREFEITURA DE PONTA PORÃ. Prefeitura e UEMS destacam o potencial logístico de Ponta Porã. Disponível em: https://pontapora.ms.gov.br/v2/prefeitura-e-uems-destacam-o-potencial-logistico-de-ponta-pora/. Acesso em 11 jun. 2023.

SACHS, I. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2018.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Salabarrieto, R., & LAMBERTI, E. (2023). A EDUCAÇÃO E A INTEGRAÇÃO REGIONAL: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O TERRITÓRIO FRONTEIRIÇO DE PONTA PORÃ/MS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8876

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.