O O AGIR DOCENTE POR MEIO DO GÊNERO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO NA PANDEMIA DO COVID 19

Autores

  • Adriana Piloneto UEMS
  • Adair Vieira Gonçalves UFGD

Palavras-chave:

ISD 1. Agir docente 2. Gestos didáticos 3. Gênero dissertativo-argumentativo 4. Pandemia 5.

Resumo

Este estudo situa-se no campo da Linguística Aplicada e tem como base teórica o Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) de Jean-Paul Bronckart, bem como as contribuições propostas por Dolz e Schneuwly para o ensino e aprendizagem dos gêneros textuais. O objetivo geral da pesquisa é investigar os gestos didáticos fundadores utilizados pelo professor de língua portuguesa durante o ensino-aprendizagem do gênero dissertativo-argumentativo com alunos do terceiro ano do ensino médio, no contexto da pandemia em que as aulas presenciais estavam suspensas. Os objetivos específicos são: 1. Verificar quais gestos fundadores estão presentes nos comandos de produção do gênero dissertativo-argumentativo das Atividades Pedagógicas Complementares (APC); 2. Investigar como ocorreu o processo de transposição didática desse gênero durante as aulas remotas utilizando as APC. A partir desses objetivos buscamos responder às perguntas de pesquisa orientam o estudo: Quais gestos didáticos são utilizados pelo professor no ensino-aprendizagem do gênero dissertativo-argumentativo? Como o professor de língua portuguesa conseguiu realizar a transposição didática desse gênero durante as aulas remotas? Para atingir tais objetivos, a metodologia adotada é a pesquisa-documental, que consiste na análise de dados provenientes de documentos, buscando extrair informações para a compreensão do fenômeno em questão. O corpus da pesquisa é composto pela análise das Atividades Pedagógicas Complementares (APC) e os gestos didáticos analisados serão depreendidos destas e não observados em contextos de sala de aula. Espera-se que os resultados identifiquem os gestos didáticos fundadores utilizados pelo professor de língua portuguesa durante as aulas remotas, além de verificar se foi possível trabalhar o gênero dissertativo-argumentativo com os alunos do terceiro ano do ensino médio e prepará-los para o concurso do vestibular.

Biografia do Autor

Adriana Piloneto, UEMS

Letras Portuuês/Inglês

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

Piloneto, A., & Gonçalves, A. (2023). O O AGIR DOCENTE POR MEIO DO GÊNERO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO NA PANDEMIA DO COVID 19. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8875