O QUE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DA UFSC TEM A NOS DIZER SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EJA?

Autores

  • Milena Batista BRAZ UFSC
  • Jocemara Triches UFSC

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos (EJA), Formação de Professores, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Resumo

Objetivou-se na presente pesquisa estudar a temática da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Trabalhos de Conclusão Curso de graduação (TCC) defendidos na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mapeando a origem desses trabalhos, os assuntos abordados, como a modalidade é mencionada e, principalmente, como a formação de professores para EJA é referida nessas pesquisas. Trata-se de uma pesquisa do tipo Estado do Conhecimento, portanto, como revisão sistemática de produção acadêmica, num banco de dados limitado. No trabalho localizamos a EJA na legislação e apresentamos o levantamento dos TCCs feito a partir do Repositório Institucional (RI) da Universidade. Constatamos que os cursos de licenciatura não são os únicos a produzirem conhecimentos sobre a EJA, apesar de terem uma maior concentração de pesquisa. Ademais, é preciso ampliar as discussões sobre a formação de professores para esta modalidade de ensino, visto que, de modo geral, a temática não assume lugar central nos trabalhos. Os TCCs que tratam do tema indicam lacunas na formação de professores na graduação, reforçando a demanda por maior comprometimento com o campo e por mais espaço nos currículos das licenciaturas, considerando o direito à formação inicial de docente para atuação nesta modalidade e a necessidade de discussões sobre a especificidade dos sujeitos da EJA e de seus processos formativos.

Biografia do Autor

Milena Batista BRAZ , UFSC

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora da EJA na Rede Estadual de Educação de Santa Catarina.

Referências

ARRIGONI, Nicole R.. As juventudes na educação de jovens e adultos. 2016. 62 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

ARROYO, M.. Formação de educadores de jovens e adultos. [Belo Horizonte, Brazil]: Brasília, DF: Autêntica; UNESCO. Ministério da Educação, SECAD, 2006.

BRASIL. Parecer CNE/CP9/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: MEC, 2001. BRASIL.

BRASIL. Resolução CNE/CEB Nº 1, de 5 de julho de 2000. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos.

BRASIL. Resolução CNE/CP n. 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília: CNE; MEC, 2006.

BRASIL. Resolução CNE/CP N. 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília: CNE; MEC, 2019.

BRASIL. Resolução n. 01/2021 de 25 de maio de 2021. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos ao seu alinhamento à Política Nacional de Alfabetização (PNA) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e Educação de Jovens e Adultos a Distância. Brasília: CNE; MEC, 2021.

BRASIL. Resolução n. 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: CNE, 2015.

BRAZ, Milena B.. A EJA nos TCCs da UFSC: aspectos gerais e reflexão para pensar a formação de professores. TCC (Graduação), Curso de Pedagogia. Fpolis: CED/UFSC, 2023.

CARDOSO, Ana P.. Ensino de química na modalidade de educação de jovens e adultos: uma análise documental comparativa das diretrizes operacionais. 2022. 64 f. TCC (Graduação) - Curso de Química, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2022.

D'AVILA, Gabriel S.. Do berço ao túmulo: a estratégia de educação ao longo da vida na educação de jovens e adultos para a sociabilidade capitalista. 2012. 204 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

EVANGELISTA, Olinda (Org.). O que revelam os slogans na política educacional. Araraquara: Junqueira e Marin Editores, 2014.

GUTIERREZ, Bruna R. da S. S.. Uma proposta de oficinas matemáticas em uma classe de idosos do Núcleo de Estudos da Terceira Idade - NETI UFSC. 2021. 60 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021.

LAFFIN, M. H. L. F. Formação Inicial de Educadores no Campo da Educação de Jovens e Adultos: espaço de direito e de disputas. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, v. 1, n. 1, p. 53–71, 16 ago. 2018.

MACHADO, M. M. Formação de professores para EJA: uma perspectiva de mudança. Retratos da Escola, [S. l.], v. 2, n. 2/3, 2012.

PEREIRA, Maria A.. Docência na EJA: o acolhimento como princípio educativo nas aulas de alfabetização do Núcleo de Estudos da Terceira Idade - NETI/UFSC. 2017. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

RIBEIRO, Lêda L.. Formação inicial do professor de educação de jovens e adultos: projeto para o futuro? 2013. 209 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

RODRIGUES, Marilda M. Educação ao longo da vida: a eterna obsolescência humana. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – PPGE/CED/UFSC, Florianópolis: UFSC, 2008.

ROMANOWSKI, J. P; ENS, R. T.. As pesquisas denominadas do tipo” Estado da Arte. Revista Diálogo Educacional, Paraná, vol. 6, n. 19, set./dez. 2006.

SCANDOLARA Jr., Rossano P.. Contextualização do ensino da matemática na educação de jovens e adultos. 2008. 49 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

SILVA, Amanda Moreira. Trabalho docente sob a lógica privatista empresarial: a busca pela forma de trabalho a serviço de um projeto hegemônico. Curitiba: CRV, 2021.

SILVA, Priscilla S. da. Educação de jovens e adultos e serviço social: uma necessidade. 2008. 78 f. TCC (Graduação) - Curso de Serviço Social, Centro Sócio Econômico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

SOUZA, R. B. A formação inicial de professores/as para EJA em Curso de Pedagogia de Instituições Públicas da Grande Florianópolis. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2022.

TRICHES, Jocemara. A Internalização da Agenda do Capital em Cursos de Pedagogia de Universidades Federais (2006-2015). Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis: UFSC, 2016.

VENTURA, J. A EJA e os desafios da formação docente nas licenciaturas. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 21, n. 37, 2012.

VENTURA, J.; BOMFIM, Maria I. Formação de professores e educação de jovens e adultos: o formal e o real nas licenciaturas. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.31, n.02, Abril-Junho 2015, 2015.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

BRAZ , M. B., & Triches, J. (2023). O QUE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DA UFSC TEM A NOS DIZER SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EJA?. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8873