O QUE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DA UFSC TEM A NOS DIZER SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EJA?
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos (EJA), Formação de Professores, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)Resumo
Objetivou-se na presente pesquisa estudar a temática da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Trabalhos de Conclusão Curso de graduação (TCC) defendidos na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mapeando a origem desses trabalhos, os assuntos abordados, como a modalidade é mencionada e, principalmente, como a formação de professores para EJA é referida nessas pesquisas. Trata-se de uma pesquisa do tipo Estado do Conhecimento, portanto, como revisão sistemática de produção acadêmica, num banco de dados limitado. No trabalho localizamos a EJA na legislação e apresentamos o levantamento dos TCCs feito a partir do Repositório Institucional (RI) da Universidade. Constatamos que os cursos de licenciatura não são os únicos a produzirem conhecimentos sobre a EJA, apesar de terem uma maior concentração de pesquisa. Ademais, é preciso ampliar as discussões sobre a formação de professores para esta modalidade de ensino, visto que, de modo geral, a temática não assume lugar central nos trabalhos. Os TCCs que tratam do tema indicam lacunas na formação de professores na graduação, reforçando a demanda por maior comprometimento com o campo e por mais espaço nos currículos das licenciaturas, considerando o direito à formação inicial de docente para atuação nesta modalidade e a necessidade de discussões sobre a especificidade dos sujeitos da EJA e de seus processos formativos.
Referências
ARRIGONI, Nicole R.. As juventudes na educação de jovens e adultos. 2016. 62 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
ARROYO, M.. Formação de educadores de jovens e adultos. [Belo Horizonte, Brazil]: Brasília, DF: Autêntica; UNESCO. Ministério da Educação, SECAD, 2006.
BRASIL. Parecer CNE/CP9/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: MEC, 2001. BRASIL.
BRASIL. Resolução CNE/CEB Nº 1, de 5 de julho de 2000. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos.
BRASIL. Resolução CNE/CP n. 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília: CNE; MEC, 2006.
BRASIL. Resolução CNE/CP N. 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília: CNE; MEC, 2019.
BRASIL. Resolução n. 01/2021 de 25 de maio de 2021. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos ao seu alinhamento à Política Nacional de Alfabetização (PNA) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e Educação de Jovens e Adultos a Distância. Brasília: CNE; MEC, 2021.
BRASIL. Resolução n. 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: CNE, 2015.
BRAZ, Milena B.. A EJA nos TCCs da UFSC: aspectos gerais e reflexão para pensar a formação de professores. TCC (Graduação), Curso de Pedagogia. Fpolis: CED/UFSC, 2023.
CARDOSO, Ana P.. Ensino de química na modalidade de educação de jovens e adultos: uma análise documental comparativa das diretrizes operacionais. 2022. 64 f. TCC (Graduação) - Curso de Química, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2022.
D'AVILA, Gabriel S.. Do berço ao túmulo: a estratégia de educação ao longo da vida na educação de jovens e adultos para a sociabilidade capitalista. 2012. 204 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
EVANGELISTA, Olinda (Org.). O que revelam os slogans na política educacional. Araraquara: Junqueira e Marin Editores, 2014.
GUTIERREZ, Bruna R. da S. S.. Uma proposta de oficinas matemáticas em uma classe de idosos do Núcleo de Estudos da Terceira Idade - NETI UFSC. 2021. 60 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021.
LAFFIN, M. H. L. F. Formação Inicial de Educadores no Campo da Educação de Jovens e Adultos: espaço de direito e de disputas. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, v. 1, n. 1, p. 53–71, 16 ago. 2018.
MACHADO, M. M. Formação de professores para EJA: uma perspectiva de mudança. Retratos da Escola, [S. l.], v. 2, n. 2/3, 2012.
PEREIRA, Maria A.. Docência na EJA: o acolhimento como princípio educativo nas aulas de alfabetização do Núcleo de Estudos da Terceira Idade - NETI/UFSC. 2017. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.
RIBEIRO, Lêda L.. Formação inicial do professor de educação de jovens e adultos: projeto para o futuro? 2013. 209 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.
RODRIGUES, Marilda M. Educação ao longo da vida: a eterna obsolescência humana. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – PPGE/CED/UFSC, Florianópolis: UFSC, 2008.
ROMANOWSKI, J. P; ENS, R. T.. As pesquisas denominadas do tipo” Estado da Arte. Revista Diálogo Educacional, Paraná, vol. 6, n. 19, set./dez. 2006.
SCANDOLARA Jr., Rossano P.. Contextualização do ensino da matemática na educação de jovens e adultos. 2008. 49 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.
SILVA, Amanda Moreira. Trabalho docente sob a lógica privatista empresarial: a busca pela forma de trabalho a serviço de um projeto hegemônico. Curitiba: CRV, 2021.
SILVA, Priscilla S. da. Educação de jovens e adultos e serviço social: uma necessidade. 2008. 78 f. TCC (Graduação) - Curso de Serviço Social, Centro Sócio Econômico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.
SOUZA, R. B. A formação inicial de professores/as para EJA em Curso de Pedagogia de Instituições Públicas da Grande Florianópolis. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2022.
TRICHES, Jocemara. A Internalização da Agenda do Capital em Cursos de Pedagogia de Universidades Federais (2006-2015). Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis: UFSC, 2016.
VENTURA, J. A EJA e os desafios da formação docente nas licenciaturas. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 21, n. 37, 2012.
VENTURA, J.; BOMFIM, Maria I. Formação de professores e educação de jovens e adultos: o formal e o real nas licenciaturas. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.31, n.02, Abril-Junho 2015, 2015.