PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA RECOMPOSIÇÃO DE APRENDIZAGEM COMO PRÁTICA EXPERIMENTAL EM QUÍMICA
Palavras-chave:
Recomposição da aprendizagem, Ligações Químicas, Programa Residência Pedagógica.Resumo
A proposta consiste em narrar atividades realizadas por residentes do Programa Residência Pedagógica, subprojeto de Ciências, para alunos do segundo ano do ensino médio, nas aulas de recomposição de aprendizagem, tendo como ferramenta a criação e execução de uma oficina temática, abordando o conteúdo de Ligações Químicas. Tendo em vista o contexto de pós-pandemia, nas lacunas de aprendizagem presentes em turmas inteiras, identificou-se dificuldades encontradas por alunos do ensino médio ao diferenciar tipos de ligações químicas, conceito esse fundamental para a compreensão da estrutura, propriedades e reatividade da matéria, que desempenha ainda um papel vital no estabelecimento de uma base sólida na química. Sendo assim, as ações foram voltadas para a criação de uma oficina temática, com conteúdos de bases da química, especificamente, tipos de Ligações Químicas. A oficina contou com um conjunto de atividades: aula dialogada/expositiva, atividade experimental e lúdica, essas permeadas pela aplicação de formulários on-line, objetivando diagnóstico do progresso das ações. Por fim, verificou-se através da análise qualitativa que a abordagem adotada atuou como um excelente caminho na recomposição da aprendizagem, proporcionou uma experiência educativa mais completa aos alunos, pois puderam explorar seus conhecimentos e habilidades de forma prática, a prática ainda estimulou o debate, a reflexão e a construção coletiva do conhecimento.
Referências
CARLANA, M.; LA FERRARA, E. Apart but Connected: Online Tutoring and Student Outcomes during the COVID- 19 Pandemic. Harvard Kennedy School –HKS Faculty Research Working Paper Series RWP21-001, 2021.
Escola Estadual Presidente Médici. Projeto Político Pedagógico – PPP. Naviraí, 2020.
FUNDAÇÃO LEMANN; INSTITUTO NATURA. Recomposição das aprendizagens: estratégias educacionais para enfrentar os desafios da pandemia. Disponível em: https://. Acesso em: 27 jun. 2023.
HICKMANN, J. et al. A educação pós-pandemia: uso de tecnologias e a recomposição da aprendizagem em debate. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 16. 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38452. Acesso em: 26 jun. 2023.
KOSLINSKI, M.; BARTHOLO, T. Impactos da Pandemia na Educação Brasileira. Nota técnica. Design Estúdio Labirin.To. 12/2022. Disponível em: https://d3e.com.br/wp-content/uploads/nota_tecnica_2212_impactos_pandemia_educacao_brasileira.pdf. Acesso em: 27 jun. 2023.
MENDONÇA, P. C. C.; JUSTI, R.; OLIVEIRA, M. M. Analogias sobre ligações químicas elaboradas por alunos do ensino médio. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. I.], v. 6, n. 1. 2011.
SMITH, J. R.; JOHNSON, A. B.; BROWN, C. D. Chemical Bonding: Recent Advances and Perspectives. Journal of Chemical Physics. v. 150, n. 12. 2019.
INSTITUTO UNIBANCO – APRENDIZAGEM EM FOCO. Recompor aprendizagem ainda é desafio em 2023. Nº 85. 02/2023. Disponível em: https://www.institutounibanco.org.br/boletim/recompor-aprendizagem-ainda-e-desafio-em-2023/#:~:text=A%20recomposição%20traz%20ideia%20de,engloba%20diferentes%20estratégias”%2C%20esclarece. Acesso em: 27 de jun. 2023.