PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA RECOMPOSIÇÃO DE APRENDIZAGEM COMO PRÁTICA EXPERIMENTAL EM QUÍMICA

Autores

  • Brenda Rafaela Berto de Santana Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Palavras-chave:

Recomposição da aprendizagem, Ligações Químicas, Programa Residência Pedagógica.

Resumo

A proposta consiste em narrar atividades realizadas por residentes do Programa Residência Pedagógica, subprojeto de Ciências, para alunos do segundo ano do ensino médio, nas aulas de recomposição de aprendizagem, tendo como ferramenta a criação e execução de uma oficina temática, abordando o conteúdo de Ligações Químicas. Tendo em vista o contexto de pós-pandemia, nas lacunas de aprendizagem presentes em turmas inteiras, identificou-se dificuldades encontradas por alunos do ensino médio ao diferenciar tipos de ligações químicas, conceito esse fundamental para a compreensão da estrutura, propriedades e reatividade da matéria, que desempenha ainda um papel vital no estabelecimento de uma base sólida na química. Sendo assim, as ações foram voltadas para a criação de uma oficina temática, com conteúdos de bases da química, especificamente, tipos de Ligações Químicas. A oficina contou com um conjunto de atividades: aula dialogada/expositiva, atividade experimental e lúdica, essas permeadas pela aplicação de formulários on-line, objetivando diagnóstico do progresso das ações. Por fim, verificou-se através da análise qualitativa que a abordagem adotada atuou como um excelente caminho na recomposição da aprendizagem, proporcionou uma experiência educativa mais completa aos alunos, pois puderam explorar seus conhecimentos e habilidades de forma prática, a prática ainda estimulou o debate, a reflexão e a construção coletiva do conhecimento.

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

Rafaela Berto de Santana, B. (2023). PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA RECOMPOSIÇÃO DE APRENDIZAGEM COMO PRÁTICA EXPERIMENTAL EM QUÍMICA . ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8870