O TEATRO NO SISTEMA PRISIONAL: POSSIBILIDADES-RESSOCIALIZAÇÃO Jogos teatrais na educação aos privados de liberdade
Jogos teatrais na educação aos privados de liberdade
Palavras-chave:
Jogos teatrais. Ressocialização. Teatro.Resumo
Este projeto busca refletir sobre a prática dos jogos teatrais no sistema educacional prisional. A presente pesquisa reitera a importância do referido método na formação artística e humana dos alunos privados de liberdade e as possibilidades de ressocialização, bem como no desenvolvimento da própria arte educadora e dos alunos no ambiente em que estão inseridos. A metodologia utilizada baseou-se no sistema de jogos teatrais formulado pela atriz, educadora e diretora teatral Viola Spolin. Através desse projeto se pode perceber a enorme importância no processo educativo, como ferramenta artística na construção do conhecimento e principalmente na ampliação da visão de mundo dos alunos, por estimular sua capacidade de reflexão.
Referências
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Nascimento da Prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. 23ed., Petrópolis, Vozes, 1987
JAPIASSU, Ricardo Ottoni Vaz. Metologia do Ensino, Campinas, SP, Papiros.
SPOLIN, Viola. Jogos teatrais na sala de aula, (tradução Ingrid Dormien Koudela) São Paulo.Perspectiva,2010.