OS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
O cuidar do profissional em benefício de uma aprendizagem significativa
Palavras-chave:
Formação de professores, Professor reflexivo, Trabalho docenteResumo
Muito se discute a respeito da formação docente nesses tempos em que a educação nacional tem estado na mira de críticos distanciados de seus problemas. Propõe-se com este artigo entabular algumas reflexões sobre a problemática da formação de professor, considerando as mudanças pelas quais a sociedade vem passando com a imposição de novos desafios sociais e educacionais cada vez mais heterogêneos e que não ecoam adequadamente na escola. Esta pesquisa de cunho bibliográfico focalizará na análise do conceito de "Professor Reflexivo", a partir dos textos de Basso (1998), Barreiro (2014), Fagundes (1992, 2016), Feitosa e Bodião (2015), Nóvoa e Alvim (2015), Pimenta (2002), Schön (1995) dentre outros pesquisadores. A pesquisa aponta que é necessário promover uma mudança no ambiente escolar estabelecendo a convergência do saber escolar com as necessidades de aprendizagens da criança bem como da metodologia de ensino utilizada pela Universidade de forma a proporcionar uma formação significativa ao profissional da educação, portanto verifica-se que há um longo caminho a percorrer primeiramente para superar a obsolescência na formação docente proporcionando uma condição ideal de formação e desta forma superar a defasagem no processo ensino-aprendizagem proporcionando uma educação de excelência onde se promovam cidadãos autônomos, críticos e capacitados para a construção de uma sociedade mais humana e igualitária.
Referências
ARROYO, Miguel. Tensões na condição e no trabalho docente - tensões na formação. Movimento-revista de educação, n. 2, 31 ago, 2015. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32543. Acesso em: 25 abr. 2023
BARREIROS, Glaucia Britto. O Conceito de Professor Reflexivo: uma análise sobre as concepções de professores de ciências. 2014. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Medianeira, 2014.
BASSO, Itacy Salgado. Significado e sentido do trabalho docente. Cadernos Cedes, v. 19, p. 19-32, 1998. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/Sc7BRSNfgRFsvLMyYTP9Fzf/citation/?lang=pt. Acesso em: 25 abr. 2023
DAMÁSIO, António. Sentir & Saber: a caminho da consciência. Lisboa: Temas e Debates, 2020.
FAGUNDES, Tatiana Bezerra. Os conceitos de professor pesquisador e professor reflexivo: perspectivas do trabalho docente. Revista Brasileira de Educação v. 21 n. 65 abr.-jun. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/RmXYydFLRBqmvYtK5vNGVCq/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 4 maio 2023.
FEITOSA, Raphael Alves; BODIÃO, Idevaldo da Silva. As teorias sobre o professor reflexivo e suas possibilidades para a formação do docente na área de ciências da natureza. Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade, [S. l.], v. 4, n. 1, 2015. DOI: 10.9771/2317-1219rf.v4i1.9776. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/9776. Acesso em: 4 maio 2023.
FREIRE. Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987 11 edição.
GATTI, Bernardete Angelina. Formação de professores, complexidade e trabalho docente Revista Diálogo Educacional, vol. 17, núm. 53, 2017, pp. 721-737 Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PR. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189154956002.pdf. Acesso em: 25 abr. 2023
MONTEIRO, Edenar Souza et al. Formação de professores: construção do conhecimento, dilemas e desafios. Res., Soc. Dev. 2019; 8(5):e4885993. 2019 Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/331631918_Formacao_de_professores_construcao_do_conhecimento_dilemas_e_desafios. Acesso em: 26 abr. 2023
NÓVOA, António. Devolver a formação de professores aos professores. Cadernos de Pesquisa em Educação - PPGE/UFES Vitória, ES. a. 9, v. 18, n. 35, p. 11-22, jan./jun. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/educacao/article/download/4927/3772/9525. Acesso em: 27 abr. 2023
NÓVOA, António. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rer/v44n3/2175-6236-edreal-44-03-e84910.pdf. Acesso em: 27 abr. 2023
NÓVOA, António; ALVIM, Yara Cristina. Os professores depois da pandemia. Educação & Sociedade, v. 42, Campinas, e249236, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/mvX3xShv5C7dsMtLKTS75PB/. Acesso em: 27 abr. 2023
PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido. GHEDIN, Eduardo. Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002. p. 17-52. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/001438047. Acesso em: 25 abr. 2023
SILVA JÚNIOR, Celestino Alves da. Construção de um espaço público de formação. In: Silva Júnior, Celestino Alves da. et al. Por uma revolução no
campo da formação de professores. Editora Unesp, 2015. p. 133 -148.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro; VIANA, Cleide Maria Quevedo Quixadá. Formação de professores: um campo de possibilidades inovadoras. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; DA SILVA, Edileusa Fernandes (Orgs.) A escola mudou. Que mude a formação de professores, v. 3, p. 13-34, Papirus, 2010. E-book. Disponível em: https://editoracrv.com.br/produtos/detalhes/33565-crv. Acesso em: 23 abr. 2023.
SANTOS, Joyce Duailibe Laignier Barbosa; PASSOS, Vânia Maria de Araújo ; ROCHA, José Damião Trindade T. A formação docente no Brasil: Dilemas e desafios. Revista Humanidades e Inovação v.5, n. 3 p.169-177, 2018. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/644. Acesso em: 25 abr. 2023
SCHÖN, Donald Alan. Formar professores como profissionais reflexivos. In: Nóvoa, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, v. 2, p. 77-91, 1992. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=formar+professores+como+profissionais+reflexivos+schon&btnG=. Acesso em: 26 abr. 2023.