O DELINEAMENTO DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O ENSINO MÉDIO NA REE-MS NO PERÍODO DE 2020 A 2021
Palavras-chave:
Formação Continuada de Professores, Ensino Médio, Rede Estadual de EnsinoResumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar as políticas de formação continuada de professores da Rede Estadual de Ensino (REE) de Mato Grosso do Sul (MS) no que diz respeito a etapa do ensino médio. A opção metodológica adotada ampara-se na abordagem qualitativa, pautada pela pesquisa bibliográfica e documental, abrangendo documentos normativos nos níveis nacional e estadual da rede estadual. Debruça-se sobre as formações continuadas ofertadas aos professores, pautadas pelos itinerários formativos nos anos de 2020 e 2021. Assim, buscou-se apreender nesse contexto quais as formações foram ofertadas para os professores em exercício e como as formações foram desenvolvidas no âmbito estadual. Os resultados da investigação revelam que diante da implementação do novo ensino médio, as formações continuadas estão sendo organizadas dentro de uma ideia de itinerários formativo, conforme indicado por orientações de envergadura nacional – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - que, no caso da REE-MS, ocorreram tardiamente e em formato on-line, o que prejudicou a discussão e escuta dos profissionais envolvidos no processo. As análises indicam que a questão da formação continuada dos professores do ensino médio, diante das mudanças ocasionadas com a implantação do novo ensino médio e dos itinerários formativos, apresenta-se de forma confusa e frágil, conferindo a escola e seus professores a responsabilidade unilateral por sua implementação.
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