O DELINEAMENTO DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O ENSINO MÉDIO NA REE-MS NO PERÍODO DE 2020 A 2021

Autores

Palavras-chave:

Formação Continuada de Professores, Ensino Médio, Rede Estadual de Ensino

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar as políticas de formação continuada de professores da Rede Estadual de Ensino (REE) de Mato Grosso do Sul (MS) no que diz respeito a etapa do ensino médio. A opção metodológica adotada ampara-se na abordagem qualitativa, pautada pela pesquisa bibliográfica e documental, abrangendo documentos normativos nos níveis nacional e estadual da rede estadual. Debruça-se sobre as formações continuadas ofertadas aos professores, pautadas pelos itinerários formativos nos anos de 2020 e 2021. Assim, buscou-se apreender nesse contexto quais as formações foram ofertadas para os professores em exercício e como as formações foram desenvolvidas no âmbito estadual. Os resultados da investigação revelam que diante da implementação do novo ensino médio, as formações continuadas estão sendo organizadas dentro de uma ideia de itinerários formativo, conforme indicado por orientações de envergadura nacional – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - que, no caso da REE-MS, ocorreram tardiamente e em formato on-line, o que prejudicou a discussão e escuta dos profissionais envolvidos no processo. As análises indicam que a questão da formação continuada dos professores do ensino médio, diante das mudanças ocasionadas com a implantação do novo ensino médio e dos itinerários formativos, apresenta-se de forma confusa e frágil, conferindo a escola e seus professores a responsabilidade unilateral por sua implementação.

Biografia do Autor

Sandra Conceição Gomes de Alencar Monteiro, REE-MS

Formada em Letras/Inglês e Pedagogia, além de ser Especialista Estudos Literários e em Coordenação Pedagógica, ambas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), também Especialização em Educação Especial pelo grupo Educacional Faveni.

Elis Regina dos Santos Viegas, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professora Mestre do quadro efetivo da Rede Municipal Pública de Dourados-MS. Doutoranda em Educação e Bolsista DS da CAPES da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas “Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE)” e do Grupo de Estudos e Pesquisa “Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF)”.

Referências

BRASIL. Base Nacional Curricular – Educação é a Base. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília: 2018.

BRASIL. Decreto n° 8.752 de 9 de maio de 2016. Dispõe sobre a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica. Casa Civil. Disponível em: http://legislacao.planalto.gov.br/legisla/legislacao.nsf/Viw_Identificacao/DEC%208.752-2016?OpenDocument. Acesso em: ago. de 2021

BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 jun. 2014.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília: MEC, 2017.

BRASIL. Portaria nº 1.371, de 16 de julho de 2019. Altera dispositivos da Portaria nº 331, de 5 de abril de 2018, que institui o Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular - ProBNCC. Brasília: MEC, 2019.

BRASIL. Portaria nº 1.432, de 28 de dezembro de 2018. Estabelece os referenciais para elaboração dos itinerários formativos conforme preveem as Diretrizes Nacionais do Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Resolução CNE/CP n.º 1, de 27 de outubro de 2020. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Brasília, 2020.

GATTI, B. A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Rev. Bras. Educ. [on-line]. 2008, vol.13, n.37, pp.57-70.

GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. de S.; ANDRÉ, M. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. [S.l: s.n.], 2011.

MATO GROSSO DO SUL. Catálogo de unidade curriculares - itinerários formativos. Secretaria de Estado de Educação. Campo Grande: SED, 2020.

MATO GROSSO DO SUL. Currículo de Referência. Regulamentado pelo Parecer Orientativo CEE/MS n.º 351. Campo Grande: SED, 2018.

MATO GROSSO DO SUL. Parecer Orientativo nº 004, de 08 de fevereiro de 2021. Regulamentação do Currículo de Referência do Ensino Médio para o Sistema Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. Conselho Pleno. Campo Grande: CEE/CP, 2021.

MATO GROSSO DO SUL. Resolução nº 3.200, de 31 de janeiro de 2017. Secretaria de Estado. Campo Grande: SED, 2017.

MATO GROSSO DO SUL. Resolução nº 3.280, de 17 de maio de 2017. Secretaria de Estado. Campo Grande: SED, 2017.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Sandra Conceição Gomes de Alencar Monteiro, & Viegas, E. R. dos S. (2023). O DELINEAMENTO DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O ENSINO MÉDIO NA REE-MS NO PERÍODO DE 2020 A 2021. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8863

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)