POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE DOURADOS -MS: a hora e a vez do PMALFA
Palavras-chave:
Políticas de Alfabetização, PMALFA, Ensino FundamentalResumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar a efetivação do Programa Mais Alfabetização (PMALFA) no município de Dourados, Mato Grosso do Sul (MS). Debruça-se sobre o Programa instituído em 2018 pelo governo federal e acolhido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), no sentido de refletir sobre sua implementação com o intuito de buscar pontos convergentes e divergentes no que se refere aos desafios envolvidos em sua execução e materialização. A opção metodológica adotada ampara-se na abordagem qualitativa, pautada pela pesquisa bibliográfica-documental, tendo como instrumento de investigação o questionário aplicado junto a gestora municipal responsável no período de implementação. Em tempos de degradação da educação pública em meio à crise econômica e política observada na história do país, mas, em particular, na situação de calamidade pública pós pandemia. Deve-se emergir o atual contexto através da reflexão sobre a Educação e sobre a fase da Alfabetização para aproximar a sociedade das questões que envolvem o chão da escola. A investigação revela que há dificuldades quanto a estrutura tecnológica (física e humana) nas quais colaboraram para o desinteresse das unidades escolares quanto a adesão de tais programas de abrangência nacional, considerando a fragilidade, efetivação e retorno real de tais iniciativas no âmbito escolar.
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