POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE DOURADOS -MS: a hora e a vez do PMALFA

Autores

Palavras-chave:

Políticas de Alfabetização, PMALFA, Ensino Fundamental

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar a efetivação do Programa Mais Alfabetização (PMALFA) no município de Dourados, Mato Grosso do Sul (MS). Debruça-se sobre o Programa instituído em 2018 pelo governo federal e acolhido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), no sentido de refletir sobre sua implementação com o intuito de buscar pontos convergentes e divergentes no que se refere aos desafios envolvidos em sua execução e materialização. A opção metodológica adotada ampara-se na abordagem qualitativa, pautada pela pesquisa bibliográfica-documental, tendo como instrumento de investigação o questionário aplicado junto a gestora municipal responsável no período de implementação. Em tempos de degradação da educação pública em meio à crise econômica e política observada na história do país, mas, em particular, na situação de calamidade pública pós pandemia. Deve-se emergir o atual contexto através da reflexão sobre a Educação e sobre a fase da Alfabetização para aproximar a sociedade das questões que envolvem o chão da escola. A investigação revela que há dificuldades quanto a estrutura tecnológica (física e humana) nas quais colaboraram para o desinteresse das unidades escolares quanto a adesão de tais programas de abrangência nacional, considerando a fragilidade, efetivação e retorno real de tais iniciativas no âmbito escolar.

Biografia do Autor

Elis Regina dos Santos Viegas, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professora Mestre do quadro efetivo da Rede Municipal Pública de Dourados-MS. Doutoranda em Educação e Bolsista DS da CAPES da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas “Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE)” e do Grupo de Estudos e Pesquisa “Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF)”.

Mylena Freitas Araújo, UEMS

Formada em Pedagogia e Especialista em Coordenação Pedagógica, ambas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

Viegas, E. R. dos S., & Mylena Freitas Araújo. (2023). POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE DOURADOS -MS: a hora e a vez do PMALFA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8861

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