EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
possíveis correlações com o período pandêmico
Palavras-chave:
Evasão. Licenciatura em Matemática. Pandemia de COVID-19.Resumo
Este estudo tem por objetivo identificar indícios de possíveis relações entre a evasão de acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e a pandemia de COVID-19. Para tanto, buscamos os dados existentes sobre a evasão acadêmica entre os anos de 2016 e 2021, de modo a fazer uma análise dos dados referentes ao período pandêmico dentro desse panorama geral. Esses dados foram obtidos por meio da coordenação do curso de Licenciatura em Matemática. O cálculo foi realizado com base em uma equação que utiliza dos números de ingressantes e o número de evadidos no curso durante cada um dos anos, para somente então promover a comparação dos resultados obtidos. Os resultados numéricos mostram que houve um aumento significativo de evasão no ano de 2021. Desse modo, esse resultado sugere uma forte relação entre o aumento da evasão no curso de Matemática da UFGD no ano de 2021 e a pandemia.
Referências
BAGGI, Cristiane Aparecida dos Santos; LOPES, Doraci Alves. Evasão e avaliação institucional no ensino superior: uma discussão bibliográfica. Avaliação. 2011, vol.16, n.2, p. 355-374. ISSN 1414-4077.
BARROS, Aparecida Da Silva Xavier; FIGUEIREDO, Alexsandro Santos De; LUNA, Weidson Do Amaral; SILVA, Edilma Ferreira Da; ALMEIDA, Franklin José; SOUZA, Lucas Da Silva; NASCIMENTO, Davi Alves. A Evasão Discente No Contexto Dos Cursos De Licenciaturas Em Matemática E Física Do IFPB-CG. Revista Principia, v. 1, n.48, p. 20-32, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n48p20-32.
BONATO, Gabriela Costa; MELLO, Kellen Berra de. Evasão no curso de Licenciatura em Matemática do IFRS Campus Caxias do Sul. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v.3, n.1, p. 26-37, 2017. DOI: 10.35819/remat2017v3i1id2219.
COMISSÃO ESPECIAL DE ESTUDO DE EVASÃO. Diplomação, Retenção e evasão nos cursos de graduação em Instituições de Ensino Superior Públicas. Avaliação, Campinas, v.1, n.2, p. 55-65, 1996.
DALTOÉ, Franciele; MACHADO, Resilene Beatriz. Causas da evasão discente nos cursos de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina. REVEMAT: Revista Eletrônica de matemática. Florianópolis, v. 15, p. 01-20, 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e72854.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio. 6. ed. Curitiba: Editora Positivo, 2004.
FREITAS, Adelaide; NEVES, António Jorge; CARVALHO, Paula. Perceção de estudantes de Matemática sobre a aprendizagem a distância – um caso de estudo no contexto da pandemia COVID-19. Indagatio Didactica, v. 12, n. 5, p. 273-286, 2020. DOI: https://doi.org/10.34624/id.v12i5.23472.
LIMA JUNIOR, Paulo; ANDRADE, Vanessa Carvalho de; FRAGA JUNIOR, Jailton Correia; SILVA, Júlia Amaral e; GOULART, Felipe Martins; ARAÚJO, Israel Marinho. Excelência, evasão e experiências de integração dos estudantes de graduação em física. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 22, e12165, 2020.
Ministério da Educação (2020). Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/prt/portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm. Acesso em: 10 de junho de 2023.
Ministério Da Educação Fundação Universidade Federal Da Grande Dourados. Resolução n.º 04, de 02 fevereiro de 2021. Disponível em: <https://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/PROGRAD/Resolu%C3%A7%C3%A3o%20CEPEC%20n%C2%BA%2004-2021%20-%20Regime%20Acad%C3%AAmico%20Especial%20(RAEMF).pdf>. Acesso em: 29 jun. 2023.
OPAS/OMS. Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde. OMS afirma que COVID-19 é agora caracterizada como pandemia. Disponível em: https://www.paho.org/pt/news/11-3-2020-who-characterizes-covid-19-pandemic. Acesso em: 10 de junho de 2023.
RANGEL, Flaminio de Oliveira et al. Evasão ou mobilidade: conceito e realidade em uma licenciatura. Ciência & Educação, Bauru, v. 25, n. 1, p. 25-42, 2019.
SILVA, José Augusto Lopes da. Matemática e o uso das tecnologias digitais em tempos de pandemia: implicações nos processos de ensino, aprendizagem e avaliação na educação superior. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 19, n. 01, p. 01-17, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id564.
SIMÕES, Bruno dos Santos. Relações com o saber no curso de Licenciatura em Física da UFSC: passado e presente da evasão e permanência. 2018. 277f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.
SOARES, Carlos José Ferreira. Google Meet no ensino e na aprendizagem da matemática em tempos da pandemia da COVID-19 em uma turma de licenciatura de matemática. Revista BOEM, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 103-121, 2021. DOI: 10.5965/2357724X09182021103.