EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

possíveis correlações com o período pandêmico

Autores

Palavras-chave:

Evasão. Licenciatura em Matemática. Pandemia de COVID-19.

Resumo

Este estudo tem por objetivo identificar indícios de possíveis relações entre a evasão de acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e a pandemia de COVID-19. Para tanto, buscamos os dados existentes sobre a evasão acadêmica entre os anos de 2016 e 2021, de modo a fazer uma análise dos dados referentes ao período pandêmico dentro desse panorama geral. Esses dados foram obtidos por meio da coordenação do curso de Licenciatura em Matemática. O cálculo foi realizado com base em uma equação que utiliza dos números de ingressantes e o número de evadidos no curso durante cada um dos anos, para somente então promover a comparação dos resultados obtidos. Os resultados numéricos mostram que houve um aumento significativo de evasão no ano de 2021. Desse modo, esse resultado sugere uma forte relação entre o aumento da evasão no curso de Matemática da UFGD no ano de 2021 e a pandemia. 

 

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

Meneguetti de Moura, G., & Raffa Rodrigues , R. V. (2023). EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: possíveis correlações com o período pandêmico. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8860