HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA:
o olhar dos estudantes das escolas sobre os povos originários do Brasil
Palavras-chave:
Ensino. Escola. Lei 11/645/2008.Resumo
Este trabalho apresenta os dados da sondagem dos questionários de pesquisa, proposta no projeto de extensão “Aproximando universidade e escola, teoria e prática: oficinas de história e cultura indígena”, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), desenvolvida com estudantes do ensino médio e do 9º ano do ensino fundamental nas escolas estaduais e municipal de Sete Quedas, MS, durante o ano de 2022. A sistematização das respostas ao questionário indica a forma como os estudantes compreendem e enxergam os povos indígenas no Brasil, suas histórias e culturas. Trata-se de resultados que apontam a necessidade da desconstrução de estereótipos que permanecem na sociedade brasileira em relação a História e Cultura Indígena e que denotam as limitações e os desafios da efetivação da lei 11.645/2008, que tornou obrigatório o ensino da temática indígena em toda a educação básica.
Referências
BRASIL, Lei n. º 11.645, de 10 março de 2008. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 11 mar, 2008. Disponível em: L11645 (planalto.gov.br). Acesso em: 28 junho. 2023.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo, Atlas, 1987.
GRESPAN, Jorge. Considerações sobre o método. In: PINSKY, Carla et alli. Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2005, p. 291-300.
MONTEIRO, John Manuel. O desafio da história indígena no Brasil. In: SILVA, Aracy Lopes da. GRUPIONI, Luis Donizete Benzi. A temática indígena na escola. Novos subsídios para professores de 1º e 2º graus. Brasília, 1995.
NOVAK, Éder da Silva; MENDES, Luís César Castrillon. Aproximando universidade e escola: ensino de histórias e culturas indígenas. Jundiaí: Paco Editorial. 2021.
SUESS, Paulo. Reconhecimento e protagonismo, apontamentos em defesa do projeto histórico dos Outros. In: História do imaginário religioso indígena.org. Antônio Sidekum. Editora: Unisino, 1997.
UFGD, Projeto de Extensão: Aproximando universidade e escola, teoria e prática: oficinas de história e cultura indígena nos campos de estágio. Curso de História, Faculdade de Ciências Humanas, Dourados-MS, 2022.