IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL:

o que pensam os professores de Ciências Biológicas?

Autores

  • Lara Cassiano Pedreira Lopo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Amanda de Mattos Pereira Mano UFMS - Naviraí

Palavras-chave:

Saberes Docentes, Estágio Docente, Ciências Biológicas

Resumo

Este trabalho apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de Mestrado, e tem o objetivo de discutir sobre o que os professores de Ciências Biológicas pensam sobre o estágio obrigatório para sua formação profissional. Metodologicamente foi utilizada a abordagem quali-quantitativa, por meio da aplicação de questionário com escala Likert como instrumento de coleta de dados. Este questionário contou com 17 professores respondentes, todos atuantes nas disciplinas Ciências e Biologia da rede pública estadual e municipal das cidades de Corumbá e Ladário-MS. Para interpretação e análise das informações obtidas foram utilizadas a estatística descritiva e frequência de resposta que auxiliaram as discussões qualitativas. Os resultados indicaram que a maioria dos participantes consideram que a aprendizagem para a docência foi maior durante o exercício profissional docente, isto é, já atuando como professores nas escolas, nas salas de aulas e com as experiências e orientações dos colegas de trabalho. Com relação ao estágio, observamos que este é de extrema importância para a formação docente, no entanto, ainda enfrenta desafios, como a baixa carga horária de vivências nas escolas. Reconhecemos a necessidade de se dar continuidade aos estudos que relacionam os saberes docentes e o estágio supervisionado, visando a melhoria da formação inicial e continuada de professores.

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

Lopo, L. C. P., & de Mattos Pereira Mano, A. (2023). IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL: : o que pensam os professores de Ciências Biológicas? . ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8852