O ENGAJAMENTO E A RESPONSABILIZAÇÃO DOCENTE NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE 2019

Autores

  • Jocemara Triches UFSC
  • Angelo UFSC

Palavras-chave:

Política de formação de Professores, BNC-Formação, Engajamento docente, Responsabilização docente

Resumo

Trata-se de um trabalho que busca mostrar duas faces articuladas presentes na Resolução CNE/CP n. 2/2019, que define novas Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação Inicial de Professores e a BNC-Formação. Uma delas é a defesa de um professor engajado; a outra, e por consequência, o professor responsabilizado. Mostramos ao longo do texto como identificamos esses dois aspectos no referido documento, os sentidos de engajamento, em especial de engajamento docente – por nós denominado como um novo slogan da política educacional – e fazemos algumas considerações sobre a responsabilização docente a partir da produção acadêmica. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, tendo o materialismo histórico dialético como referencial teórico. Entre os resultados apresentados estão: o termo engajamento, derivado do francês, está relacionado com envolvimento, comprometimento e empenho por algo; no mercado midiático indica tempo e forma de interação que pode ser quantificada e gerar retorno financeiro; o engajamento, via gamificação, representa uma das competências esperadas do trabalhador e é usado como estratégia de ampliar a produtividade do trabalho; na educação o termo tem sido usado mais recentemente e está presente na BNCC, na Resolução supracitada e na produção acadêmica; por sua vez, a responsabilização docente não é uma novidade desta política de formação, mas nela está ainda mais latente, inclusive como conteúdo da formação de professores. Em nosso entendimento a outra face de engajamento docente é a sua responsabilização/culpabilização. É um projeto perverso que desqualifica o professor gerando a intensificação do trabalho e visando o controle desses profissionais, o obscurecimento das contradições da sociedade capitalista e a maximização dos lucros do capital.

Biografia do Autor

Angelo, UFSC

Estudante do curso de Graduação em História/UFSC. Bolsista PIBIC/CNPq/UFSC (2022-2023).

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

Triches, J., & PUNTEL, A. H. G. (2023). O ENGAJAMENTO E A RESPONSABILIZAÇÃO DOCENTE NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE 2019. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8850