DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL:

a política de avaliação para garantia de qualidade

Autores

  • Mary Ane de Souza Centro de Educação Infantil da UFGD
  • Giselle Real UFGD

Palavras-chave:

Avaliação da Educação Infantil, Qualidade, Direito à educação

Resumo

O artigo tem o objetivo de levantar reflexões sobre a trajetória histórica da avaliação da Educação Infantil e suas implicações na garantia do direito a uma educação básica de qualidade. Tem como ponto de partida as seguintes perguntas: qual é o panorama atual do acesso às vagas na EI no Brasil? Como ocorreu historicamente a inserção da avaliação da EI no Saeb? E de que forma essa política pode contribuir para uma educação de qualidade? Para a elucidação do problema de pesquisa a metodologia envolveu uma abordagem qualitativa, utilizando revisão bibliográfica e análise documental a partir de corpus normativos sobre a avaliação da Educação Infantil no Brasil. A pesquisa evidenciou que o Brasil tem avançado no reconhecimento e garantia dos direitos das crianças pequenas, mas ainda há desafios a serem superados, inclusive sobre a oferta universal e de qualidade da EI. Percebeu-se que o processo histórico da avaliação da EI tem sido objeto de disputas e avanços normativos. Portanto, essa etapa da educação também é inserida em um contexto em que se operam as características de um Estado-avaliador. Foi possível identificar na literatura da área três concepções de qualidade que estão intrinsecamente relacionadas à avaliação dessa etapa educacional. A primeira concepção enfatiza aspectos estruturais, como a oferta de vagas, recursos e processos institucionais.A segunda concepção destaca o desenvolvimento e aprendizado das crianças como indicadores de qualidade e a terceira concepção que abrange uma visão mais ampla e integrada e considera o contexto educacional e social.

Biografia do Autor

Mary Ane de Souza, Centro de Educação Infantil da UFGD

Pedagoga, Psicopedagoga e mestre em educação. Atualmente é professora de educação infantil.

Giselle Real, UFGD

Possui formação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ? UFMS (1988), Direito pelo Centro Universitário da Grande Dourados (1989); mestrado em Educação pela UFMS (2000); e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo ? USP (2007). Desenvolveu pesquisa pós-doutoral junto à USP (2011) e à UFMS (2017/2018), ambas com bolsa CAPES. É Professora associada IV da Universidade Federal da Grande Dourados ? UFGD, atuando na pós-graduação, orientando mestrado e doutorado. Foi Pró-Reitora de Ensino na UFGD, no período de 2011 a 2015 e Pró-Reitora de Pesquisa no Centro Universitário da Grande Dourados no período 2002 a 2005. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFGD de 2019 a 2021. Foi vice-presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped) pela Região Centro-Oeste no período de dezembro de 2021 a dezembro de 2022. É líder do Grupo de Pesquisa PAES (Política e Avaliação da Educação Superior) cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Desde dezembro de 2022 é coordenadora adjunta da área de educação da Capes. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em políticas e avaliação da educação superior. É pesquisadora em Produtividade PQ2 do Cnpq. 

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

de Souza, M. A., & Cristina Martins Real, G. (2023). DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL: : a política de avaliação para garantia de qualidade. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8849