AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: bem-estar ou mal-estar docente?
Palavras-chave:
Professores de Música, Trabalho docente, Bem-estar docente, Mal-estar docenteResumo
Esta pesquisa aborda a temática do trabalho docente, com o aporte teórico sobre o bem-estar e mal-estar docente e focando nas condições oferecidas para a realização do trabalho dos professores. De abordagem qualitativa, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com sete professores de música que atuam em escolas da Educação Básica de Campo Grande, MS. Os resultados apontam as percepções sobre as condições de trabalho e os fatores que afetam esses professores gerando bem-estar e/ou mal-estar docente. Considerando que o bem-estar docente é o resultado da avaliação que o professor faz de si próprio, como trabalhador, e das condições existentes para a realização do trabalho, podemos dizer, a partir das análises realizadas, que o grupo de professores de música participantes desta pesquisa estão satisfeitos com alguns componentes do trabalho e insatisfeitos com outros. Os resultados revelaram que dentre os fatores que mais causam satisfação estão a identificação com as atividades realizadas, a autonomia, o reconhecimento do trabalho, as relações interpessoais, o salário, a jornada de trabalho e a segurança no ambiente de trabalho. Por outro lado, os fatores que geram maior insatisfação são as instalações e condições gerais de infraestrutura, a falta de equipamentos, instrumentos e materiais pedagógicos.
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