AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: bem-estar ou mal-estar docente?

Autores

  • JAQUELINE MELLO UCDB
  • Flavinês Rebolo UCDB

Palavras-chave:

Professores de Música, Trabalho docente, Bem-estar docente, Mal-estar docente

Resumo

Esta pesquisa aborda a temática do trabalho docente, com o aporte teórico sobre o bem-estar e mal-estar docente e focando nas condições oferecidas para a realização do trabalho dos professores. De abordagem qualitativa, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com sete professores de música que atuam em escolas da Educação Básica de Campo Grande, MS. Os resultados apontam as percepções sobre as condições de trabalho e os fatores que afetam esses professores gerando bem-estar e/ou mal-estar docente. Considerando que o bem-estar docente é o resultado da avaliação que o professor faz de si próprio, como trabalhador, e das condições existentes para a realização do trabalho, podemos dizer, a partir das análises realizadas, que o grupo de professores de música participantes desta pesquisa estão satisfeitos com alguns componentes do trabalho e insatisfeitos com outros. Os resultados revelaram que dentre os fatores que mais causam satisfação estão a identificação com as atividades realizadas, a autonomia, o reconhecimento do trabalho, as relações interpessoais, o salário, a jornada de trabalho e a segurança no ambiente de trabalho. Por outro lado, os fatores que geram maior insatisfação são as instalações e condições gerais de infraestrutura, a falta de equipamentos, instrumentos e materiais pedagógicos.

Biografia do Autor

Flavinês Rebolo, UCDB

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo / USP (2005), Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo / USP (1999) e Graduada em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração / USC (1981). Foi professora da Universidade de Sorocaba / UNISO (2000-2009). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da Universidade Católica Dom Bosco / UCDB, em Campo Grande, MS. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação, Trabalho e Bem-Estar Docente/GEBEM (CNPq). Desenvolve pesquisas na interface das áreas da Educação e Psicologia, com ênfase nos seguintes temas: Formação de professores e Práticas docentes; Trabalho docente; Bem-estar e Mal-estar docente; Qualidade de vida no trabalho de professor; Histórias de vida na pesquisa qualitativa; Memória, Biografias e Autobiografias na Educação e Psicologia.

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

MELLO, J., & Rebolo, F. (2023). AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: bem-estar ou mal-estar docente?. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8848

Edição

Seção

2023 EIXO 5 - Valorização dos/as profissionais da educação (formação, carreira, remuneração, condições de trabalho e saúde)