REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL:

CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Indira Aparecida Santana Aragão Favareto Prefeitura Municipal de Presidente Prudente

Palavras-chave:

Educação Infantil. Formação continuada de professores. Teoria Histórico-Cultural.

Resumo

Essa pesquisa de cunho qualitativo teve como objetivo investigar por meio de levantamento bibliográfico estudos que discutam sobre as contribuições da teoria histórico-cultural na formação continuada dos professores na Educação Infantil. Para alcançar o objetivo proposto, realizamos um mapeamento bibliográfico no portal de periódicos da Capes, utilizamos como recorte temporal os últimos cinco anos, os critérios de inclusão foram: artigos revisados por pares que apresentassem em seu título, resumo, ou palavras-chave um ou mais descritores utilizados na busca. Nas buscas realizadas utilizando os operadores boleanos foram encontrados um total de 39 artigos, porém apenas 4 tratavam da temática pesquisada. Os resultados indicam a que Teoria histórico-cultural fornece subsídios teóricos e práticos para qualificar o trabalho docente na educação infantil e propiciar o desenvolvimento das máximas capacidades humanas na escola.

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

Santana Aragão Favareto, I. A. (2023). REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL:: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8847