REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL:
CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
Palavras-chave:
Educação Infantil. Formação continuada de professores. Teoria Histórico-Cultural.Resumo
Essa pesquisa de cunho qualitativo teve como objetivo investigar por meio de levantamento bibliográfico estudos que discutam sobre as contribuições da teoria histórico-cultural na formação continuada dos professores na Educação Infantil. Para alcançar o objetivo proposto, realizamos um mapeamento bibliográfico no portal de periódicos da Capes, utilizamos como recorte temporal os últimos cinco anos, os critérios de inclusão foram: artigos revisados por pares que apresentassem em seu título, resumo, ou palavras-chave um ou mais descritores utilizados na busca. Nas buscas realizadas utilizando os operadores boleanos foram encontrados um total de 39 artigos, porém apenas 4 tratavam da temática pesquisada. Os resultados indicam a que Teoria histórico-cultural fornece subsídios teóricos e práticos para qualificar o trabalho docente na educação infantil e propiciar o desenvolvimento das máximas capacidades humanas na escola.
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Parecer CNE/CEB nº 20/2009.
BRITO, D.M. de; ARAUJO, E.S. Princípios e possibilidades da formação docente na perspectiva do trabalho coletivo.Obutchénie: Revista de didática e Psicologia pedagógica, Uberlandia, MG, v.2,n.3,p.591-617, set/dez.2018. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/47434. Acesso em: 20 jun.2023.
CANÁRIO, R. A escola: o lugar onde os professores aprendem. Revista de Psicologia da Educação,São Paulo, SP, n. 6, p. 9-29, 1998. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/42874. Acesso em: 12 jun. 2023.
CHAVES, M. Formação contínua de professores e a Teoria Histórico-Cultural na Educação Infantil. Fractal: Revista de Psicologia, Niterói, RJ, v.32,n.esp.,p.227-232, jun.2020. Disponível em: https://periodicos.uff.br/fractal/article/view/41036. Acesso em: 20 jun. 2023.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, v. 23, n. 79, p.257-272, ago. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857. Acesso em 10 jun. 2023.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. (Apostila).
LIMA, E. A.; SILVA, A. L. R.; RIBEIRO, A. Reflexões sobre a educação infantil: contribuições da teoria histórico-cultural. Revista Interfaces, ano 2, n. 2, p. 16-20, out. 2010. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/115124. Acesso em: 10 jun. 2023.
LORDANI,S.F de S; CRUZ, D.S. de L; ARAUJO, R.N de. A Formação Continuada de professor da Educação Infantil: contribuições da Teoria Histórico-Cultural. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, v.17, n.esp.1, p.661-673, mar.2022. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16318. Acesso em: 20 jun. 2023.
MARTINS, L. M. Formação de Professores: desafios contemporâneos e alternativas necessárias. In: MENDONÇA, S. G. de L.; MILLER, S.; SILVA, V. P. da (Org.). Marx, Gramsci e Vigotski: aproximações. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. p. 449-475.
MELLO,S.A; LUGLE,A.M.C. Formação de professores: implicações pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural. Revista Contrapontos, Itajaí, SC, v.14, n.2, p.259-274, maio/ago.2014. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/4763. Acesso em: 20 jun. 2023.
TEIXEIRA, S.R. dos S; BARCA, A.P. de A. O professor na perspectiva de Vigotski: uma concepção para orientar a formação de professores. Revista de Educação Ciência e Cultura, Canoas, RS, v.24,n.1, 2019. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4584. Acesso em: 20 jun, 2023.
XIMENES,P. de A. S. Das necessidades formativas aos sentidos e significados da formação continuada de professoras da Educação Infantil: um estudo de caso dos Centros Municipais de Educação Infantil de Goiania (2013-2019).2020.328f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2020.