PROJETO DE TRABALHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO NORTEADOR DO TRABALHO PEDAGÓGICO: desafios e possibilidades na REME de Dourados-MS

Autores

Palavras-chave:

Projeto de Trabalho, Educação Infantil, Formação Continuada de Professores

Resumo

o presente trabalho tem como objetivo geral analisar a proposta por Projetos de Trabalho na Educação Infantil, tendo como campo empírico as orientações e formações continuadas ofertadas pela SEMED, no período de 2018 a 2020. Nesse sentido, buscou-se delinear tal pesquisa por meio dos seguintes objetivos específicos: caracterizar o contexto da Educação Infantil na contemporaneidade; identificar o referencial teórico que ampara a concepção de Projetos de Trabalho na Educação; investigar e analisar do ponto de vista da instância mantenedora a respeito da proposta por Projetos de Trabalho. Para o desenrolar do estudo, optou-se pela metodologia de abordagem qualitativa, respaldada no levantamento bibliográfico e no instrumento do questionário (questões abertas) a partir do olhar participante da pesquisadora. Assim, é possível observar que a intenção da equipe do NEI foi contribuir com a formação continuada dos professores da REME apresentando um outro olhar para o desenvolvimento e promoção das aprendizagens infantis, envolvendo toda a equipe da instituição educacional nesse processo e valorizando a figura central que é a criança.  Porém, também é possível considerar que tal trabalho é complexo e amplo, o que demanda ações e reflexões contínuas por parte das instituições e profissionais envolvidos, condições estas que não observadas nos anos posteriores, já que a proposta em termos de continuidade por parte da SEMED não é observada nos anos seguintes.

Biografia do Autor

Maria José dos Santos Provásio, REME

Professora efetiva da Rede Municipal Pública de Ensino (REME) de Dourados, Mato Grosso do Sul (MS). Formada em Pedagogia e Especialista em Coordenação Pedagógica, ambas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), também especializações em Educação Especial, pelo Instituto São Francisco de Assis de Administração, Comunicação e Saúde (ISFACES) e em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Elis Regina dos Santos Viegas, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professora Mestre do quadro efetivo da Rede Municipal Pública de Dourados-MS. Doutoranda em Educação e Bolsista DS da CAPES da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas “Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE)” e do Grupo de Estudos e Pesquisa “Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF)”.

Referências

BARBOSA, Maria C. S.; HORN, Maria da Graça S. Projetos pedagógicos na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC, versão consolidada. Ministério da Educação. Brasília-DF: 2017.

BRASIL. Constituição Federal Brasileira. Constituição da República Federativa do Brasil. Senado Federal, Presidência da República, Casa Civil. Brasília-DF: 1988.

BRASIL. Parecer nº 20, de 11 de novembro de 2009. Parecer homologado sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Básica. Brasília-DF: CNE/CEB, 2009.

BRASIL. Lei n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, Brasília-DF: 1996.

DOURADOS. Orientações para planejamento, elaboração dos Projetos de trabalho e Atividades diárias na Educação Infantil. Secretaria Municipal de Educação. Núcleo de Educação Infantil. Dourados: NEI/SEMED, 2020.

HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

IVIC, Ivan. Lev Semionovich Vygotsky. Tradução José Eustáquio Romão. Organização

Edgar Pereira Coelho. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 2010.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Orgs.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

RIBEIRO, Polyana Rosa; OLIVEIRA, Keyla Andrea Santiago. Projetos de trabalho na Educação Infantil. Porto Alegre: Mediação, 2017.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Maria José dos Santos Provásio, & Viegas, E. R. dos S. (2023). PROJETO DE TRABALHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO NORTEADOR DO TRABALHO PEDAGÓGICO: desafios e possibilidades na REME de Dourados-MS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8846

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)