PROJETO DE TRABALHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO NORTEADOR DO TRABALHO PEDAGÓGICO: desafios e possibilidades na REME de Dourados-MS
Palavras-chave:
Projeto de Trabalho, Educação Infantil, Formação Continuada de ProfessoresResumo
o presente trabalho tem como objetivo geral analisar a proposta por Projetos de Trabalho na Educação Infantil, tendo como campo empírico as orientações e formações continuadas ofertadas pela SEMED, no período de 2018 a 2020. Nesse sentido, buscou-se delinear tal pesquisa por meio dos seguintes objetivos específicos: caracterizar o contexto da Educação Infantil na contemporaneidade; identificar o referencial teórico que ampara a concepção de Projetos de Trabalho na Educação; investigar e analisar do ponto de vista da instância mantenedora a respeito da proposta por Projetos de Trabalho. Para o desenrolar do estudo, optou-se pela metodologia de abordagem qualitativa, respaldada no levantamento bibliográfico e no instrumento do questionário (questões abertas) a partir do olhar participante da pesquisadora. Assim, é possível observar que a intenção da equipe do NEI foi contribuir com a formação continuada dos professores da REME apresentando um outro olhar para o desenvolvimento e promoção das aprendizagens infantis, envolvendo toda a equipe da instituição educacional nesse processo e valorizando a figura central que é a criança. Porém, também é possível considerar que tal trabalho é complexo e amplo, o que demanda ações e reflexões contínuas por parte das instituições e profissionais envolvidos, condições estas que não observadas nos anos posteriores, já que a proposta em termos de continuidade por parte da SEMED não é observada nos anos seguintes.
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