Proposições sobre linguagem musical contidas na publicação "Campos de experiências: efetivando direitos e aprendizagens na Educação Infantil"

Autores

  • Cassia Gonçalves Alencar UEMS
  • Débora de Barros Silveira UEMS

Palavras-chave:

Linguagem Musical, Crianças, Múltiplas Linguagens, Educação Infantil

Resumo

RESUMO: Segundo seus organizadores, a publicação estudada tem o objetivo de
discutir, expor, problematizar e sugerir maneiras de docentes organizarem suas
práticas pedagógicas com os bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas
nas instituições de educação coletiva, na perspectiva de auxiliar na implementação
da BNCC (BRASIL, 2017). Este estudo, ainda em andamento, investiga quais e
como são as sugestões sobre práticas pedagógicas e possíveis experiências em
relação a linguagem musical e, o caminho encontrado foi o desenvolvimento de uma
pesquisa qualitativa e bibliográfica. No documento foram quantificados o
aparecimento de palavras como: linguagem musical, música/s, musicais,
musicalidade, objetos sonoros, sonoridade e sons. Em seguida, foi analisado como
consta a presença da linguagem musical em cada um dos cinco campos de
experiências, como essa linguagem se relaciona ou se entrelaça com demais
linguagens expressivas e quais são as vivências propostas para as crianças em
diferentes faixas etárias. Foi possível identificar que o campo de experiências que
mais menciona a linguagem musical como ferramenta para as aprendizagens e o
desenvolvimento das crianças, é o denominado “Traços, sons, cores e formas”. No
entanto, dos cincos campos de experiências explorados no documento, somente
três apresentam algumas relações da linguagem musical com outras linguagens. Os
campos “O eu, o outro e o nós” e “Espaços, tempos, quantidades, relações e
transformações”, apresentam proposições por meio de experiências diversas
envolvendo escuta de sons do ambiente, mas não algo diretamente relacionado a
escuta ou a produção musical. As propostas evidenciadas nesse documento não
enfatizaram somente a presença de canções, mas destacam a presença dessa
linguagem como possibilidade de criação, reflexão e entrelaçada a outras
linguagens, como a dança, teatro, contação de histórias, enfim, as muitas relações
que podem ser feitas com a linguagem musical.

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

Gonçalves Alencar, C., & de Barros Silveira, D. (2023). Proposições sobre linguagem musical contidas na publicação "Campos de experiências: efetivando direitos e aprendizagens na Educação Infantil". ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 5(05). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/8842