Proposições sobre linguagem musical contidas na publicação "Campos de experiências: efetivando direitos e aprendizagens na Educação Infantil"
Palavras-chave:
Linguagem Musical, Crianças, Múltiplas Linguagens, Educação InfantilResumo
RESUMO: Segundo seus organizadores, a publicação estudada tem o objetivo de
discutir, expor, problematizar e sugerir maneiras de docentes organizarem suas
práticas pedagógicas com os bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas
nas instituições de educação coletiva, na perspectiva de auxiliar na implementação
da BNCC (BRASIL, 2017). Este estudo, ainda em andamento, investiga quais e
como são as sugestões sobre práticas pedagógicas e possíveis experiências em
relação a linguagem musical e, o caminho encontrado foi o desenvolvimento de uma
pesquisa qualitativa e bibliográfica. No documento foram quantificados o
aparecimento de palavras como: linguagem musical, música/s, musicais,
musicalidade, objetos sonoros, sonoridade e sons. Em seguida, foi analisado como
consta a presença da linguagem musical em cada um dos cinco campos de
experiências, como essa linguagem se relaciona ou se entrelaça com demais
linguagens expressivas e quais são as vivências propostas para as crianças em
diferentes faixas etárias. Foi possível identificar que o campo de experiências que
mais menciona a linguagem musical como ferramenta para as aprendizagens e o
desenvolvimento das crianças, é o denominado “Traços, sons, cores e formas”. No
entanto, dos cincos campos de experiências explorados no documento, somente
três apresentam algumas relações da linguagem musical com outras linguagens. Os
campos “O eu, o outro e o nós” e “Espaços, tempos, quantidades, relações e
transformações”, apresentam proposições por meio de experiências diversas
envolvendo escuta de sons do ambiente, mas não algo diretamente relacionado a
escuta ou a produção musical. As propostas evidenciadas nesse documento não
enfatizaram somente a presença de canções, mas destacam a presença dessa
linguagem como possibilidade de criação, reflexão e entrelaçada a outras
linguagens, como a dança, teatro, contação de histórias, enfim, as muitas relações
que podem ser feitas com a linguagem musical.
Referências
ARAÚJO, et al. Música em Debate: perspectivas interdisciplinares. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2008.
ALMEIDA, Breno Alvarenga. “O som só vem quando tem vida”: problematizações e possibilidades para experiências estéticas na Educação Infantil. Revista Catavento. 2021. <https://www.unifeg.edu.br/revista-catavento/docs/ed-01-2021/ED-INFANTIL-EM-DEBATE-II-Artes-e%20-infancias.pdf
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Parecer CNE/CP nº 15, de 2017. Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 17 jul. 2022.
BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil: Propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.
CARVALHO, Rodrigo Saballa de; GUIZZO, Bianca Salazar. O currículo da creche em livros didáticos para docentes: da epistemologia do infantil à regulação da docência. Cad. Cedes, Campinas, v. 43, n. 119, p.5-16, Jan.-Abr., 2023
GLOSSÁRIO CEALE: Termos de Linguagem/Marcos Bagno. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG). Faculdade de Educação (FaE). Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale). Disponível em: < https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/linguagem.>
GOBBI, Márcia. Múltiplas linguagens de meninos e meninas e a Educação infantil. ANAIS DO I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO - Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, novembro de 2010. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=dowload&alias=6678-multiplaslinguagens&category_slug=setembro-2010-pdf<emid=30192. > Acesso em Jul 2022.
HOWARD, Walter. A música e a criança. 5.ed. Cidade: Summus Editorial, 1984.
OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Campos de experiências: efetivando direitos e aprendizagens na educação infantil. Ministério da Educação. São Paulo: Fundação Santillana, 2018.
PARALAPRACÁ. Caderno de orientação: assim se faz música. 3.ed. Salvador, BA: Avante - Educação e Mobilização Social, 2018. (Coleção Paralapracá).
PARALAPRACÁ. Caderno de experiências: assim se faz música. 2.ed. Salvador, BA: Avante - Educação e Mobilização Social, 2018. (Coleção Paralapracá).
PINTO, Manuel; SARMENTO, Manuel Jacinto. As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo. In: PINTO, M.; SARMENTO, M. J. (org.). As crianças: contextos e identidades. Braga Codex (Portugal): Bezerra, 1997.