A EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE DE JOVENS E ADULTOS NO ESTADO DE MATO GROSSO: uma análise documental

Autores

  • Jaqueline Mendes da Silva Univag
  • Kezia de Alencar Santos
  • Sérgio Ricardo Santos de Souza

Resumo

A presente pesquisa tem como tema central a modalidade de ensino de Jovens e Adultos no estado de Mato Grosso e a Educação Física. Esta modalidade de ensino, criada pelo Governo Federal, oferece educação aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na escola “convencional” na “idade apropriada”. Desta forma, definimos como objetivo deste trabalho analisar o documento oficial produzido pelo governo Estadual de MT sobre a Educação de Jovens e Adultos e suas relações com a Educação Física. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo análise documental do Orientativo para Educação de Jovens e Adultos – EJA 2021. Para análise de dados, optamos por trabalhar com a proposta de redução, e chegamos a duas categorias denominadas “A EJA e sua estrutura organizacional” e “A EJA e a Educação Física”. Como resultado encontramos que ao ser citada para trabalhar com esta modalidade de ensino, a disciplina de Educação Física dentro deste documento trata-se apenas das informações referentes a carga horária, a sugestão de que seja a última disciplina na organização curricular e em relação a facultabilidade para alguns estudantes em situações mencionadas ao longo do documento, o que consideramos que não são suficientes para que o professor de Educação Física trabalhe com a EJA de forma ideal. Diante disso, reafirmamos a importância do presente documento, contudo destacamos que carece de algumas adequações, tendo em vista a especificidade e o perfil do público que frequenta a modalidade em questão.

Downloads

Publicado

11/07/2021

Como Citar

Silva, J. M. da, Santos, K. de A., & Souza, S. R. S. de. (2021). A EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE DE JOVENS E ADULTOS NO ESTADO DE MATO GROSSO: uma análise documental. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 4(4), p. 1–13. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/7529