O PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO NO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
Resumo
A educação no/do campo vem no decorrer dos tempos buscando se fortalecer e tornar-se uma realidade mais acessível. Assim, através de reivindicação das populações do campo do Estado de Roraima, em 2010 a Universidade Federal de Roraima (UFRR), por meio de duas resoluções internas institui o curso de Licenciatura em Educação do/no Campo (LEDUCARR). A Resolução n° 008/2010-CEPE, aprovou o Projeto Político Pedagógico do Curso, e, um mês após, a Resolução nº 007/2010-CUni, aprovou o Projeto de Constituição do curso. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo analisar como se dá a forma de acesso/ingresso, ou seja, o processo de seleção executado pela Comissão Permanente de Vestibular da UFRR aos cursos da LEDUCARR, a saber Ciências Humanas e Sociais e Ciências da Natureza e Matemática. A metodologia será análise documental, tais como, legislações, dados institucionais, cadernos de prova, e também bibliográfica com autores que trabalham com a temática, tais como Romanelli (2006), Caldart (2012) e Celani (2002).