A EDUCAÇÃO DO PROFESSOR E A EDUCAÇÃO DO ESTUDANTE: UM ENSAIO SOBRE A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES NA PERSPECTIVA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.

Autores

  • Bárbara Negrini LOURENÇON Instituto Federal de São Paulo

Resumo

O presente trabalho aborda o desenvolvimento profissional docente tendo como fio condutor a análise da relação entre a educação do professor e a educação do estudante. Para tanto, toma como foco a interação entre professor e estudante travada nas atividades de estágio curricular supervisionado obrigatório aos cursos de licenciatura.  Trata-se de um ensaio teórico que detecta no processo de imitação-criação, amparado pela teoria histórico-cultural, parte elementar da relação entre professor supervisor e futuro professor. Nesse sentido, a análise aponta elementos importantes que perpassam o desenvolvimento profissional docente ainda na formação inicial, tais como intencionalidade e coletividade, elementos esses identificados na estrutura do Programa Residência Pedagógica, lançado pelo Edital Capes 06/2018.

Downloads

Publicado

11/07/2021

Como Citar

LOURENÇON, B. N. (2021). A EDUCAÇÃO DO PROFESSOR E A EDUCAÇÃO DO ESTUDANTE: UM ENSAIO SOBRE A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES NA PERSPECTIVA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 4(4), p. 1–10. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/7517