A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA

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Resumo

o objetivo deste trabalho é analisar as dimensões conceituais da avaliação no processo de ensino-aprendizagem com o foco na educação infantil. Tal estudo se configura como de caráter teórico-bibliográfico de abordagem qualitativa. Considera-se que o papel da avaliação é de compreender que todos são capazes de aprender, desde que sejam respeitados seus ritmos e estilos, respeitar a diversidade, étnica, de gênero, visando à formação para a cidadania; considerar os parâmetros de avaliação como mutáveis, contextuais e éticos; potencializar a expressão e a vivência solidária e interativa. Assim, a avaliação deve centrar-se no presente, voltada para o futuro, buscando compreender o processo de aprendizagem da criança e o diagnóstico do que ainda precisa aprender.

Biografia do Autor

Cristina Fátima Pires Ávila SANTANA, Unigran e SEMED

Mestre em Educação pela UFGD.

Elis Regina dos Santos VIEGAS, UEMS e SEMED

Doutora em Educação pela UFGD.

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Publicado

11/07/2021

Como Citar

SANTANA, C. F. P. Ávila, & VIEGAS, E. R. dos S. (2021). A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 4(4), p.1–15. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/7511