A IMPORTÂNCIA DOS CONCEITOS FREIRIANOS PARA A COMPREENSÃO DE SUA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS

Autores

  • Alessandra Fonseca FARIAS UFGD
  • FABIO PERBONI

Resumo

Este artigo decorre de um recorte das pesquisas desenvolvidas no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ao longo dos últimos anos. Seu objetivo é apresentar conceitos freirianos que embasam as concepções e práticas pedagógicas na alfabetização de adultos desenvolvidas por Paulo Freire, autor mundialmente reconhecido, mas pouco estudado em seu próprio país de origem, o Brasil. Ao longo das reflexões em torno do pensamento freiriano, retomamos alguns conceitos-chave: a relação opressor x oprimido, a educação bancária e a educação problematizadora/dialógica, passando pela discussão da humanização e da visão de mundo, concepções que culminam em uma diferenciada e eficaz proposta de alfabetização de adultos.

Palavras-chave: Concepções freirianas de educação; Educação problematizadora/dialógica; Proposta de alfabetização de adultos.

Biografia do Autor

Alessandra Fonseca FARIAS, UFGD

Doutoranda pelo PPGEdu FAED/UFGD.

Downloads

Publicado

11/07/2021

Como Citar

FARIAS, A. F., & PERBONI, F. (2021). A IMPORTÂNCIA DOS CONCEITOS FREIRIANOS PARA A COMPREENSÃO DE SUA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 4(4), p. 1–10. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/7510