CARTAS À GUINÉ-BISSAU: Uma experiência de educação revolucionária
Resumo
RESUMO: Neste ensaio apresentamos os resultados alcançados no Seminário de avaliação final da disciplina “Tópicos Especiais em Currículo, Formação Docente e Diversidade: Ideias Pedagógicas de Paulo Freire” cursada como alunas regulares no Programa de Pós-Graduação strticto sensu em Educação, nível de mestrado, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Paranaíba, no primeiro semestre de 2018. O seminário teve como objetivo analisar o impacto da obra Cartas à Guiné-Bissau do autor Paulo Freire, na educação. Para compreender o contexto da publicação da obra, fez-se necessário um levantamento bibliográfico sobre o país Guiné-Bissau e o momento histórico que vivenciava no período. A leitura e análise do livro muito contribuíram para que pudéssemos compreender o trabalho de Freire realizado fora do Brasil e como os seus métodos podem contribuir significante na educação brasileira. Contudo, percebemos que para tanto, é necessário que haja um engajamento de todos dos setores envolvidos com a educação pública.
Palavras-chave: Paulo Freire. Sistema educacional de Guiné-Bissau. Alfabetização de adultos.