PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA NO PIBID: UMA EXPERIÊNCIA REALIZADA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEMS (MARACAJU, 2018-2019)

Autores

  • Eliane Cerdas LABARCE UEMS
  • João MIANUTTI UEMS

Resumo

O objetivo do presente texto é apresentar e discutir as principais dificuldades levantadas pelos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Maracaju, e, especialmente, o impacto dessas dificuldades no desenvolvimento dos saberes da docência que são atinentes ao exercício da profissão nos anos iniciais do ensino fundamental. O PIBID objetiva, enquanto uma política pública voltada para a formação inicial de professores, integrar a educação superior e a educação básica visando elevar a qualidade da formação inicial dos cursos de licenciatura. Em termos prospectivos, considerando a importância do Programa e as tensões recentes para sua continuidade, é imprescindível que se faça uma crítica a partir das experiências concretas, que contribua de forma efetiva para o seu aperfeiçoamento e sua permanência. Este é o horizonte que orientou a escrita do presente artigo.

Biografia do Autor

Eliane Cerdas LABARCE, UEMS

Docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Programa de Mestrado em Educação Científica e Matemática da UEMS. Doutira em Educação para a Ciência. Bióloga e Pedagoga.

Downloads

Publicado

11/07/2021

Como Citar

LABARCE, E. C., & MIANUTTI, J. (2021). PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA NO PIBID: UMA EXPERIÊNCIA REALIZADA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEMS (MARACAJU, 2018-2019). ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 4(4), p. 1– 9. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/7500