JORNAL “O DOURADENSE”: Dourados e a Educação em tempos de colonização - 1948 A 1950

Autores

  • Fabiana Honorio do Amaral França SED / SEMED
  • Rosineia Piva Mancin SEMED
  • Sara Mancin UFGD - DOURADOS

Resumo

A história da educação brasileira vem sendo palco de inúmeras discussões e não menos, motivo de pesquisas, que num nível mais aprofundado procuram desvendar ou mesmo esclarecer as mudanças ocorridas em âmbito nacional ou mesmo local. O presente estudo pretende apresentar uma reflexão sobre a questão de como documentos históricos, nesse caso especifico, o jornal intitulado “O Douradense[1]”, trazia em seu bojo, notícias sobre a educação no município de Dourados –MS, entre os anos de 1948 a 1950 tendo em vista que o referido jornal circulou somente entre os anos citados. Como procedimento metodológico utilizou-se a pesquisa documental. Nesse sentido, a leitura e análise de conteúdo dos exemplares do referido jornal trouxe como evidência que poucas foram as matérias sobre educação publicadas ao longo do recorte temporal pesquisado, deixando transparecer que notícias relativas a área educacional mereceram pouco destaque em detrimento de outros temas e mesmo sendo sua última edição datada de 1950, não foram encontradas matérias sobre o tema neste ano e que os temas relacionados a “educação” descritos no jornal, basicamente foram sobre  a construção de espaços físicos para o ensino das primeiras letras, alfabetização, tanto de crianças quanto de adultos e o ensino profissionalizante..


[1] O Douradense era um jornal veiculado em Dourados e suas edições foram publicadas entre 11/05/1948 e 01/08/1950, num total de 16 números. Armando da Silva Carmello era o proprietário e diretor responsável. Os exemplares encontram-se disponíveis para consulta no Centro de Documentação Regional (CDR/UFGD).

Downloads

Publicado

11/07/2021

Como Citar

França, F. H. do A., Mancin, R. P., & Mancin, S. (2021). JORNAL “O DOURADENSE”: Dourados e a Educação em tempos de colonização - 1948 A 1950. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 4(4), p. 1–15. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/7491