SABERES DOCENTES DE PROFESSORES INICIANTES NAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: O QUE REVELAM AS PESQUISAS?

Autores

  • Lara Cassiano Pedreira LOPO Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Amanda de Mattos Pereira MANO

Resumo

Neste estudo será apresentado um levantamento dos trabalhos que investigaram os saberes docentes de professores iniciantes nas Ciências Biológicas. Para tanto realizou-se uma pesquisa qualitativa consistindo em um estudo exploratório do tipo Estado do Conhecimento. Buscou-se analisar os trabalhos indexados cujo tema perpassava a temática de investigação, entre os anos 2011 e 2021. Foram identificados vinte e um trabalhos referentes à temática de interesse, os quais foram analisados seguindo as orientações metodológicas de Bardin (2009) quanto ao seu conteúdo. Foi possível concluir que os estudos têm buscado compreender como se constitui a identidade docente no âmbito das Ciências Biológicas, por meio da investigação acerca dos saberes docentes. Em linhas gerais, no início de carreira os saberes disciplinares são considerados como mais importantes, ao passo que os saberes profissionais exigem mais tempo. Ainda, a história de vida dos professores mostra-se como relevante na constituição de seus saberes. Destaca-se a formação de professores como um processo contínuo e longo e que aspectos profissionais devem ser vivenciados já na formação inicial docente.

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Publicado

2021-07-11

Como Citar

LOPO, L. C. P., & MANO, A. de M. P. (2021). SABERES DOCENTES DE PROFESSORES INICIANTES NAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: O QUE REVELAM AS PESQUISAS?. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 4(4), p. 1–12. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/7480