EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: políticas de oferta e implicações aos alunos de Dourados MS
Resumo
O presente artigo aborda as implicações da oferta da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade de Dourados-MS. O objetivo é apresentar os dados coletados neste trabalho com a finalidade de mostrar a realidade da oferta desta modalidade de ensino. Pesquisa de abordagem qualitativa de caráter exploratório que compreende estudos bibliográficos e pesquisa de campo. Como referencial teórico, recorremos a: Paulo Freire (1999); Miguel Arroyo (2011); Moacir Gadotti (2013); Nóvoa (2015), Piero e Haddad (2015), Constituição Federal (1988), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96), dentre outros documentos. O resultado foi: que as escolas das redes municipal e estadual de Dourados, tiveram um fechamento significativo de turmas a partir do ano de 2015, sendo que sete escolas deixaram de ofertar a EJA no período de 2015 a 2019. Conclui- se então que a educação de Jovens e Adultos apesar de estar nos documentos oficiais como uma obrigação, nos sistemas de educação ao menos na cidade de Dourados sofre cortes por questões econômicas. Mais uma vez observa-se a predominância do aspecto econômico em detrimento da formação dos indivíduos, sujeitos de direito que foram expropriados e excluídos do acesso a educação básica.