LÍNGUA MATERNA DAS CRIANÇAS INDÍGENAS: alfabetização nos anos iniciais
Resumo
O presente artigo tem como finalidade dialogar sobre o processo de alfabetização com crianças que frequentam os anos iniciais do Ensino Fundamental e a influência da Língua Materna nesse processo de inserção da Língua Portuguesa desenvolvida nas escolas municipais: Ramão Martins e Augustinho da reserva indígena de Dourados MS. Considerando que as escolas indígenas têm o ensino da Língua Portuguesa, se levantam questões sobre: como ocorre o processo de ensino e aprendizagem das crianças indígenas que são falantes da língua materna, no caso do Guarani e Kaiowá e como podem ser ofertadas metodologias de trabalho em sala com as crianças para que as mesmas não tenham tantas dificuldades em aprender no seu processo de alfabetização e letramento. O objetivo proposto neste trabalho foi de investigar o ensino aprendizado das crianças Guarani e Kaiowá no processo de alfabetização e as dificuldades dos professores indígenas não falantes da língua materna em sala de aula. A metodologia deste estudo seguiu os parâmetros da pesquisa bibliográfica e de campo por meio de questionário com professores de alfabetização que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental da referida reserva mencionada acima. Os resultados apontam que é de fundamental importância desenvolver um trabalho profissional pautado na valorização da cultura indígena por meio de metodologias que atendam a especificidade do processo de aprendizagem das crianças indígenas, assim, considerando sua realidade, cultura e também por meio de um trabalho bilíngue a fim de contribuir para com a alfabetização com qualidade a essas crianças.Downloads
Publicado
2021-07-11
Como Citar
Velter, E., Chaves, L. A., & Vogarin, T. P. (2021). LÍNGUA MATERNA DAS CRIANÇAS INDÍGENAS: alfabetização nos anos iniciais. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 4(4), p. 1–12. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/7474
Edição
Seção
XI. Educação Indígena