FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: VIVÊNCIAS DE COORDENADORAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE DOURADOS-MS E PONTA PORÃ-MS
Resumo
Constitui objetivo deste texto compreender o que é a formação continuada em serviço e qual o papel das coordenadoras pedagógicas da educação infantil diante desse tipo de formação nos municípios de Dourados e Ponta Porã, ambos no estado de Mato Grosso do Sul. O estudo, de abordagem qualitativa e análise bibliográfica sobre o tema, teve a fundamentação teórica alicerçada em alguns autores como: Freire (1982,1996), Nóvoa (1992) Libâneo (2004) e Veiga (2009). Possui como fonte a coleta de dados realizada através de questionário com perguntas estruturadas pelo aplicativo Google Forms (aplicativo de gerenciamento de pesquisas lançado pelo Google) para quatro coordenadoras pedagógicas dos Centros de Educação Infantil, duas do município de Ponta Porã/MS e duas do município de Dourados/MS. Chegamos à conclusão que as participantes envolvidas nesta pesquisa tem seu entendimento sobre os momentos de formação continuada em serviço, em suas falas é possível perceber que valorizam estes estudos, que por vezes acontecem dentro das instituições e são coordenadas por elas mesmas, e em outros momentos ofertadas pelas Secretarias Municipais de Educação, porém ao realizar esse processo de reflexão, sinalizaram relevantes os desafios concernentes a suas funções como “formadores em serviço”.
Palavras-chave: Coordenador Pedagógico. Formação continuada. Educação Infantil.