RELATO DE EXPERIÊNCIA: leituras de Paulo Freire mediando reflexões sobre o ser professora e o poder da palavra

Autores

  • Giovanna Gomes Sansero Vieira FACALE/UFGD
  • Milenne Biasotto FACALE/UFGD
  • Eliane Aparecida Miqueletti FACALE/UFGD

Resumo

Neste relato, realiza-se reflexões sobre a experiência de leitura de obras freirianas proporcionada pelas formações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no âmbito do curso de Letras da UFGD, subprojeto Língua Portuguesa. Inicialmente, apresenta-se uma breve exposição dos objetivos gerais do programa e da organização e desenvolvimento do subprojeto em que as autoras se inserem. Em seguida, retoma-se alguns aspectos da biografia de Paulo Freire, destacando suas contribuições para a educação brasileira. Por fim, procura-se mostrar a importância das ideias defendidas pelo educador para uma formação docente progressista e comprometida com ideais emancipadores, o que inclui a compreensão crítica da importância do ato poderoso de ler.

Biografia do Autor

Giovanna Gomes Sansero Vieira, FACALE/UFGD

Acadêmica do curso de Letras na Faculdade de Comunicação, Artes e Letras da Universidade Federal da Grande Dourados

Milenne Biasotto, FACALE/UFGD

Professora Adjunta na Faculdade de Comunicação, Artes e Letras da Universidade Federal da Grande Dourados

Eliane Aparecida Miqueletti, FACALE/UFGD

Professora Adjunta na Faculdade de Comunicação, Artes e Letras da Universidade Federal da Grande Dourados

Downloads

Publicado

11/07/2021

Como Citar

Vieira, G. G. S., Biasotto, M., & Miqueletti, E. A. (2021). RELATO DE EXPERIÊNCIA: leituras de Paulo Freire mediando reflexões sobre o ser professora e o poder da palavra. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 4(4), p. 1–12. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/7467