MUSEOLOGIA COMUNITÁRIA À LUZ DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE: um estudo exploratório sobre o projeto CONSIGO de educação patrimonial interdisciplinar do Ecomuseu de Maranguape, Ceará, Brasil.
Resumo
O Projeto “CONSIGO” vencedor do 11º Prêmio Ibermuseus de Educação em 2021 é uma iniciativa local para uma política pública em educação patrimonial no município de Maranguape, Ceará, Brasil. Coordenado pelo Ecomuseu de Maranguape e realizado de modo remoto, o projeto é pioneiro no lançamento de uma aplicação (APP) em museologia comunitária para a salvaguarda comunitária do património cultural. Desta forma, o estudo exploratório no artigo em causa pretendeu dar a conhecer e analisar sob o paradigma da ação-reflexão-ação (Paulo Freire), as atividades e os resultados do projeto. Para tanto, a metodologia valeu-se de elementos da etnografia digital para a escolha dos instrumentais de recolha de dados com estudantes e professores de 25 escolas públicas que permitiu identificar evidências sobre os contributos do projeto para uma educação patrimonial interdisciplinar, popular e popularizada no município de Maranguape.Downloads
Publicado
2021-07-11
Como Citar
Almeida, N. H. O. (2021). MUSEOLOGIA COMUNITÁRIA À LUZ DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE: um estudo exploratório sobre o projeto CONSIGO de educação patrimonial interdisciplinar do Ecomuseu de Maranguape, Ceará, Brasil. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 4(4), p. 1–13. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/7466
Edição
Seção
VII. Intersecções freirianas com autores de referência e outras teorias/epistemologias