GOOGLE MAPS E GOOGLE EARTH COMO RECURSO DIDÁTICO: práticas na educação básica

Autores

  • ANA GLAUCIA SECCATTO UFGD

Resumo

O objetivo do presente texto é apresentar algumas reflexões e análises elaboradas com base em revisões bibliográficas e experiências pedagógicas realizadas no ano letivo de 2018 com estudantes do Ensino Médio de uma escola do campo. As referidas experiências foram desenvolvidas por meio de atividades interdisciplinares articulando as disciplinas de Geografia e Terra Vida e Trabalho (TVT) e visaram despertar nos estudantes o protagonismo e criatividade, explorando as potencialidades advindas do uso das TDICs como o Google Maps e o Google Earth na produção de mapas sobre o espaço local. O estudo apresentado neste texto é parte da pesquisa de doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), a qual objetiva realizar investigações e reflexões sobre o potencial educativo da utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) para o desenvolvimento das aprendizagens cartográficas e para a formação do pensamento espacial dos estudantes por meio de atividades de mapeamentos desenvolvidas por eles mesmos.  Embora se trate de uma pesquisa ainda em andamento, foi possível constatar por meio das reflexões teóricas e das experiências pedagógicas realizadas, que as atividades propiciaram o desenvolvimento de habilidades de localização e orientação no espaço geográfico, além de (re)valorizar os conhecimentos e cultura das populações do campo e contribuir para a formação ideias e (re)conhecimento dos saberes relativos ao espaço local e a compreensão de que eles são integrantes e agentes transformadores destes espaços.

Downloads

Publicado

2021-07-11

Como Citar

SECCATTO, A. G. (2021). GOOGLE MAPS E GOOGLE EARTH COMO RECURSO DIDÁTICO: práticas na educação básica. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 4(4), p. 1–11. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/7465