NARRATIVAS DO PROFESSOR INICIANTE E EXPERIENTE: AS IMPLICAÇÕES DO ENSINO REMOTO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Resumo
O artigo aborda a partir de narrativas, as trajetórias vivenciadas pelo professor iniciante e experiente da rede estadual de educação em Mato Grosso, tendo como objetivo expor as consequências da pandemia do Coronavírus (COVID-19) no que tange as práticas pedagógicas do ensino remoto entre o período de 2020 e 2021. A pesquisa se pauta na abordagem qualitativa e para isso utilizou-se a narrativa como instrumento metodológico na coleta de dados. Tais narrativas expressaram dados significativos como: adaptação às emergências do ensino remoto, desigualdades no acesso à internet dos alunos, carga horária excessiva dos professores, necessidades de formações voltadas para as TDIC (Tecnologias da informação e comunicação). Nessa dimensão, foi possível compreender que os professores tiveram que reinventar suas práxis, adquirir novos saberes para lidar com os meios tecnológicos, evidenciando que o saber fazer docente do professor iniciante e experiente necessitam ser investigado nas diferentes realidades nas quais estão inseridos. Foi possível observar que os profissionais neste período do ensino remoto constituíram novas aprendizagens e experiências significativas a partir das práticas desenvolvidas e das formações realizadas, em tempos de pandemia.