NARRATIVAS DO PROFESSOR INICIANTE E EXPERIENTE: AS IMPLICAÇÕES DO ENSINO REMOTO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Ronaldo Pereira da Costa SEDUC/MT
  • Magna Aparecida da Silva Matos

Resumo

O artigo aborda a partir de narrativas, as trajetórias vivenciadas pelo professor iniciante e experiente da rede estadual de educação em Mato Grosso, tendo como objetivo expor as consequências da pandemia do Coronavírus (COVID-19) no que tange as práticas pedagógicas do ensino remoto entre o período de 2020 e 2021. A pesquisa se pauta na abordagem qualitativa e para isso utilizou-se a narrativa como instrumento metodológico na coleta de dados. Tais narrativas expressaram dados significativos como: adaptação às emergências do ensino remoto, desigualdades no acesso à internet dos alunos, carga horária excessiva dos professores, necessidades de formações voltadas para as TDIC (Tecnologias da informação e comunicação). Nessa dimensão, foi possível compreender que os professores tiveram que reinventar suas práxis, adquirir novos saberes para lidar com os meios tecnológicos, evidenciando que o saber fazer docente do professor iniciante e experiente necessitam ser investigado nas diferentes realidades nas quais estão inseridos. Foi possível observar que os profissionais neste período do ensino remoto constituíram novas aprendizagens e experiências significativas a partir das práticas desenvolvidas e das formações realizadas, em tempos de pandemia.

 

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Publicado

11/07/2021

Como Citar

Costa, R. P. da, & Matos, M. A. da S. (2021). NARRATIVAS DO PROFESSOR INICIANTE E EXPERIENTE: AS IMPLICAÇÕES DO ENSINO REMOTO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 4(4), p. 1 –9. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/7464