NO CHÃO DA ESCOLA: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E SEUS IMPACTOS SOBRE O LABOR EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO

Autores

  • Viviane Moisés Silva de JESUS Faculdade de Inhumas - FACMAIS

Resumo

O presente artigo intenciona-se refletir, analisar e principalmente caracterizar alguns dos problemas, dos desafios e a complexidade das características que estão inseridas no labor educacional brasileiro na contemporaneidade. Com uma problematização histórica, social e cultural das transformações educacionais empreendidas ao longo do tempo, buscar-se-á evidenciar, através de revisão bibliográfica, os paradoxos e as relações díspares entre a profusão de teorias educacionais e sua aplicação prática, que necessariamente são encontrados no “chão da Escola”. Por meio da importante compreensão das inquietudes que a Educação Contemporânea vivencia, de sua função e gestão democrática, pretende-se refletir sofre a função social da Escola do século XXI, as discrepâncias entre teoria e prática e seus impactos no labor escolar brasileiro.

Biografia do Autor

Viviane Moisés Silva de JESUS, Faculdade de Inhumas - FACMAIS

Professora da Rede Estadual de Educação de Goiás e mestranda do Programa de Mestrado em Educação da Facmais

Downloads

Publicado

11/07/2021

Como Citar

JESUS, V. M. S. de. (2021). NO CHÃO DA ESCOLA: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E SEUS IMPACTOS SOBRE O LABOR EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 4(4), p. 1–12. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/7453