ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAL PARA IDOSOS

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Resumo

O presente trabalho se propõe a discutir a alfabetização e letramento digital dos idosos de forma eficiente. O objetivo é analisar a importância destes idosos alfabetizados e digitalmente letrados em nossa sociedade. O uso da tecnologia pode parecer simples e comum para as novas gerações, porém, para os idosos a utilização das novas tecnologias se reveste de complexidade. A habilidade de filtrar, analisar e compreender as informações expostas na internet recebe o nome de letramento digital. O letramento digital está estreitamente relacionado com a alfabetização digital, a capacidade de manusear um celular, computador e demais aparelhos tecnológicos. O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica a respeito da alfabetização e letramento digital para idosos, baseado nos estudos de Frade (2005), Freire (1987), IBGE (2019), Soares (1998). Os resultados demonstram que a Alfabetização e o letramento digital são termos muito recentes, geram muito debate e que devem ser realizados levando em conta as necessidades do público – alvo. Os idosos devem ser protagonistas do processo e desenvolvimento das suas habilidades no domínio e uso da internet e seus aplicativos de forma autônoma e que os recursos contribuam com as suas tarefas do dia a dia, uma vez que temos, cada vez mais, idosos independentes, saudáveis e longevos.

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Publicado

11/07/2021

Como Citar

Maciel, B. N. O., & Moreira, R. (2021). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAL PARA IDOSOS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 4(4), p. 1 –7. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/7447