AO SUL, UM OUTRO LUGAR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

Resumo

O trabalho apresenta a experiência de um grupo de professores/as/es de escolas e estudantes de licenciaturas da UERJ (Brasil) que, impulsionados pela necessidade de reagir ao desmonte da política educacional e trabalhar em conjunto a formação inicial e continuada, instituem um Grupo de Pesquisa-Ação Pedagógica, o Coletivo Investigador. Com o objetivo de contribuir para a formulação de uma outra perspectiva epistemológica para a construção do conhecimento docente, investe na instauração de “novo lugar institucional” (Nóvoa,2017,p.1106) articulando as lutas docentes, o cotidiano escolar, os estágios supervisionados, o ensino, a pesquisa com princípios e autores decoloniais como Freire (1992),Fanon (2003) e Walsh (2009) e as Epistemologias do Sul (Sousa Santos, 2018). A experiência confirma caminhos para uma formação docente decolonial contextualizada na luta de povos latinos, na pesquisa colaborativa, no trabalho coletivo, numa outra cultura para relações pedagógicas, saberes e lugares.

Biografia do Autor

Sueli lima MOREIRA, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora Adjunta no Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, atuando nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e pós doutora pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES). Investiga as epistemologias e modelos da formação docente coordenando o Grupo de Pesquisa-Ação Pedagógica Coletivo Investigador da FFFP/UERJ, trabalhando com metodologias participativas desenvolvidas com estudantes de licenciaturas e professores de escolas básica. https://orcid.org/0000-0002-3511-9007. Textos disponíveis em:https://suelidelimamoreira.wordpress.com/

Downloads

Publicado

11/07/2021

Como Citar

MOREIRA, S. lima, GONÇALVES, C. M. S., & AREAS, L. R. (2021). AO SUL, UM OUTRO LUGAR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 4(4), p. 1–12. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/7445