AO SUL, UM OUTRO LUGAR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Resumo
O trabalho apresenta a experiência de um grupo de professores/as/es de escolas e estudantes de licenciaturas da UERJ (Brasil) que, impulsionados pela necessidade de reagir ao desmonte da política educacional e trabalhar em conjunto a formação inicial e continuada, instituem um Grupo de Pesquisa-Ação Pedagógica, o Coletivo Investigador. Com o objetivo de contribuir para a formulação de uma outra perspectiva epistemológica para a construção do conhecimento docente, investe na instauração de “novo lugar institucional” (Nóvoa,2017,p.1106) articulando as lutas docentes, o cotidiano escolar, os estágios supervisionados, o ensino, a pesquisa com princípios e autores decoloniais como Freire (1992),Fanon (2003) e Walsh (2009) e as Epistemologias do Sul (Sousa Santos, 2018). A experiência confirma caminhos para uma formação docente decolonial contextualizada na luta de povos latinos, na pesquisa colaborativa, no trabalho coletivo, numa outra cultura para relações pedagógicas, saberes e lugares.Downloads
Publicado
2021-07-11
Como Citar
MOREIRA, S. lima, GONÇALVES, C. M. S., & AREAS, L. R. (2021). AO SUL, UM OUTRO LUGAR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 4(4), p. 1–12. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/7445
Edição
Seção
I. Formação de Professores