REGGIO EMILIA: A PEQUENA CIDADE NA ITÁLIA QUE INICIOU UMA TENDÊNCIA EDUCACIONAL

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Resumo

A abordagem Reggio Emilia idealizada pelo pedagogo Loris Malaguzzi surgiu na pequena cidade italiana de Reggio Emilia, no período pós II Guerra Mundial (1945). Com um olhar não para o caos, mas ao que se podia fazer em meia a destruição, e aproveitando, inclusive, os escombros, a população autóctone vendeu o que ainda havia valor para construir uma escola. Uma escola com um novo olhar, de esperança, que formassem crianças protagonistas do seu próprio conhecimento e capazes de construir um novo mundo, com habilidades realmente vivenciadas, criatividade e autonomia. Outro ponto importante da abordagem é a participação ativa dos pais (família), professores, gestores e a comunidade do entorno. Este trabalho busca o resgate histórico e a produção de conteúdo teórico sobre a abordagem Reggio Emilia, uma nova forma de educação aos moradores daquela pequena cidade e, com efeito, para o mundo, e entender melhor tal abordagem é importante para melhorar as práticas pedagógicas na educação infantil, no protagonismo infantil e obter melhores resultados no ensino/aprendizagem.

Palavras-chave: Abordagem Reggio Emilia. Loris Malaguzzi. Educação infantil. Protagonismo infantil.

Biografia do Autor

Fabiano França MEDEIROS, Faculdade de Fátima do Sul - FAFS Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Graduado em Turismo com Ênfase em Ambientes Naturais (2007) pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS.

Graduando em Pedagogia (2021) pela Faculdade de Fátima do Sul - FAFS.

Pós-graduando em Educação Especial (2021) pelo Instituto de Z de Pós Graduação.

MBA em Gestão em Educação Infantil e Docência (2022) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI.

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Publicado

11/07/2021

Como Citar

MEDEIROS, F. F., & GARCIA, L. A. C. (2021). REGGIO EMILIA: A PEQUENA CIDADE NA ITÁLIA QUE INICIOU UMA TENDÊNCIA EDUCACIONAL. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 4(4), p. 1– 8. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/7443