REGGIO EMILIA: A PEQUENA CIDADE NA ITÁLIA QUE INICIOU UMA TENDÊNCIA EDUCACIONAL
Resumo
A abordagem Reggio Emilia idealizada pelo pedagogo Loris Malaguzzi surgiu na pequena cidade italiana de Reggio Emilia, no período pós II Guerra Mundial (1945). Com um olhar não para o caos, mas ao que se podia fazer em meia a destruição, e aproveitando, inclusive, os escombros, a população autóctone vendeu o que ainda havia valor para construir uma escola. Uma escola com um novo olhar, de esperança, que formassem crianças protagonistas do seu próprio conhecimento e capazes de construir um novo mundo, com habilidades realmente vivenciadas, criatividade e autonomia. Outro ponto importante da abordagem é a participação ativa dos pais (família), professores, gestores e a comunidade do entorno. Este trabalho busca o resgate histórico e a produção de conteúdo teórico sobre a abordagem Reggio Emilia, uma nova forma de educação aos moradores daquela pequena cidade e, com efeito, para o mundo, e entender melhor tal abordagem é importante para melhorar as práticas pedagógicas na educação infantil, no protagonismo infantil e obter melhores resultados no ensino/aprendizagem.
Palavras-chave: Abordagem Reggio Emilia. Loris Malaguzzi. Educação infantil. Protagonismo infantil.