UM DISCURSO MISSIONÁRIO PARA SALVAR A EDUCAÇÃO PÚBLICA?

Autores

  • Jeane Cristina da Silva Oliveira de SOUZA Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
  • José Ailton Carlos Lima CORREIA Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
  • Filipe Zanuzzio BLANCO Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Resumo

      Este artigo tem por objetivo analisar e discutir como se constrói o discurso sobre a educação no texto “Nossa Missão” do Grupo Não Governamental denominado Movimento pela Base (MpB) criado em 2013 para auxiliar no processo de elaboração do documento Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, serão utilizados dispositivos de análise desenvolvidos por Dominique Maingueneau estudioso da Análise de Discurso de linha francesa e pesquisa bibliográfica de outros autores que dialogam com o tema. Observou-se que o discurso analisado se constitui de formações discursivas neoliberais e apropriações de termos polissêmicos. 

Palavras chaves: Simulacro. Formação discursiva. Neoliberalismo

Downloads

Publicado

11/07/2021

Como Citar

SOUZA, J. C. da S. O. de, CORREIA, J. A. C. L., & BLANCO, F. Z. (2021). UM DISCURSO MISSIONÁRIO PARA SALVAR A EDUCAÇÃO PÚBLICA?. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 4(4), p. 1 –11. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/7441