DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA BÁSICA: A PANDEMIA DO COVID-19 E OS DESAFIOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO/RJ

Autores

  • Michele Barreto NUNES E. E. M. LÚCIO THOMÉ FETEIRA - PMSG

Resumo

Resumo: este artigo se baseia no texto de Nóvoa (2017) ao utilizar o diálogo entre Universidade e Escola como oportunidade de refletir sobre as ações voltadas para atuação dos profissionais da educação e as imprevisibilidades com as quais os docentes lidam por atuar com questões humanas, que nesse momento foi causada pela pandemia de covid-19. A pesquisa foi realizada por meio de metodologia quali-quantitativa a fim de verificar as condições de trabalho remoto praticado pelas escolas municipais de São Gonçalo (RJ). Foram realizadas consultas a 161 professores, 114 estudantes e 204 responsáveis. Os resultados parciais aqui apresentados, indicam ausência de diálogo com a comunidade escolar, exclusão digital e falta de recursos, configurando séria desorganização no que se refere aos direcionamentos pedagógicos no município.

 

 

Biografia do Autor

Michele Barreto NUNES, E. E. M. LÚCIO THOMÉ FETEIRA - PMSG

Professora na Escola Estadual Municipalizada Lúcio Thomé Feteira no município de São Gonçalo; Graduada pelo curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), em São Gonçalo, Rio de Janeiro, pós-graduada pela Faculdade de Educação São Luis e integrante do grupo de pesquisa Coletivo Investigador/ Universidade Estadual do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores -SG

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Publicado

2021-07-11

Como Citar

NUNES, M. B. (2021). DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA BÁSICA: A PANDEMIA DO COVID-19 E OS DESAFIOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO/RJ. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 4(4), p. 1–12. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/7434