SOCIOLOGIA NA ESCOLA E FRENTE CONSERVADORA
Resumo
Pretende-se abordar aspectos da experiência pedagógica decorrente do Estágio Supervisionado II, do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), realizado na Escola Estadual Professor Celso Muller do Amaral, no ano de 2017. Dentre os objetivos que direcionaram as atividades dos grupos de estagiários/as, está a realização de Oficinas Temáticas nas turmas, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. O tema foi sugerido pela coordenação pedagógica da escola, sendo ele: “Drogas e Alcoolismo”, cuja oficina sob responsabilidade do nosso grupo foi realizada nos dias 24 a 31 de outubro. Durante a oficina, falou-se sobre as definições de substâncias psicoativas, por meio de diálogos que facilitaram um ambiente descontraído para que estudantes falassem sobre suas experiências. Alguns/as problematizaram acerca do tema. Entretanto, também houve reprodução de atos discriminatórios para com pessoas dependentes de tais substâncias, como se esta dependência estivesse vinculada ao grupo social em condições vulneráveis. Esta constatação acentua a importância de nosso papel como estagiários/as, enquanto agentes socioeducativos. As representações sociais na escola evidenciam uma agenda conservadora no Brasil e a reprodução das desigualdades sociais. Permanece, ainda, um viés autoritário no currículo escolar e resulta em problemas que são projetados na relação educador/educando. A experiência realça a importância do ensino de Sociologia desde as séries iniciais do Ensino Fundamental, pois a carga horária atual é inconcebível com relação às temáticas de Sociologia a serem estudadas e necessárias para a ruptura de modelos conservadores desta agenda neoliberalDownloads
Como Citar
ROJAS, C. F. G., CABREIRA, D. I., SANTOS, M. P. dos, & FARIAS, M. de F. L. de. (2018). SOCIOLOGIA NA ESCOLA E FRENTE CONSERVADORA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 2(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4848
Edição
Seção
Eixo 7. Políticas Educacionais