ALIMENTAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSEPÇÕES DE PROFESSORAS
Resumo
Este trabalho, ainda em andamento, tem como objetivo identificar as concepções de algumas professoras que atuam em instituições de educação infantil sobre aspectos relacionados a alimentação das crianças nesses espaços. Para desenvolver a pesquisa estamos utilizando a abordagem metodológica de natureza qualitativa e a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas individuais com quatro professoras. As participantes, no período em que ocorreram as entrevistas, tinham idades variadas entre 29 e 50 anos. O tempo de atuação como docente na educação infantil também é bastante variado, entre dois a vinte e seis anos. Três entrevistadas são pedagogas e uma delas fez o curso de magistério e, como graduação, o curso de Letras. A pesquisa encontra-se na fase de análise dos dados, mas como resultados parciais foi possível identificar que as docentes expressam que a alimentação é um aspecto importante na rotina da instituição, que traz benefícios para o desenvolvimento das crianças e para as suas aprendizagens, citando que elas têm a oportunidade de aprender sobre alimentação adequada e saudável. Todas afirmam que alimentação pode ser considerada uma prática pedagógica, mas somente duas relatam que na instituição que trabalham já houve reuniões coletivas nas quais puderam discutir sobre como planejar os momentos de alimentação e, a maioria das entrevistadas explicitou que tem conhecimento sobre a importância da alimentação saudável nas instituições e da não ingestão de alimentos muito doces (refrigerantes ou sucos artificiais) ou com alto teor de gorduras. Identificar as concepções de professoras sobre aspectos relacionados a alimentação nas instituições pode nos fornecer dados para refletirmos sobre a formação inicial e continuada de profissionais da educação.Downloads
Publicado
2018-06-01
Como Citar
CABRAL, R. C., & SILVEIRA, D. B. (2018). ALIMENTAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSEPÇÕES DE PROFESSORAS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 2(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4812
Edição
Seção
Eixo 6. Trabalho Docente