AS LITERATURAS AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Ana Claudia Duarte MENDES Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

O presente trabalho visa contribuir para as reflexões sobre as mudanças educacionais promovidas pela reforma do Ensino Médio, que retiram a obrigatoriedade da Lei 11.645/08, principalmente no que tange ao ensino das culturas afro-brasileira, africanas e indígenas. A perspectiva que adotamos é a dos estudos decoloniais, quando pensamos as relações que permeiam e condicionam certos fazeres, nesse caso, os conceitos de colonialidade, interculturalidade, multiculturalismo são necessários, a fim de compreender a pertinência e urgência da citada Lei, e o que representa sua não obrigatoriedade. Ainda dialogaremos com os estudos culturais, com o recorte nas questões de identidades culturais, memória, religiosidade, presentes nas literaturas produzidas pelas diferentes culturas. Nesse sentido, o processo em construção e interrompido, visava a busca por igualdade e equidade de tratamento na escola, ao se considerar a diversidade cultural. O estudo das literaturas produzidas pelas diferentes culturas no Brasil são condições necessárias para a valorização de epistemologias diferentes. Estas reflexões são parte de estudos sobre as literaturas do Sul, pensadas a partir dos pressupostos teóricos da ecologia de saberes. A partir dessas ponderações pensamos contribuir para a necessária resistência daqueles que compreendem estas temáticas como necessárias e urgentes, frente ao modelo educacional conservador que se desenha com as reformas que se seguem pós golpe 2016.

Biografia do Autor

Ana Claudia Duarte MENDES, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Coordenação do Curso de Letras Port./Inglês

UEMS - Unidade de Dourados

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Publicado

01/06/2018

Como Citar

MENDES, A. C. D. (2018). AS LITERATURAS AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 2(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4796