VIVENTE/VIDENTE EM ESPAÇOS ABYA YALA, SENTIDOS: (DES) ENCONTROS E ENCONTROS NA INVISIBILIDADE DOS SABERES
Resumo
O objetivo desta pesquisa é coletar vozes, a fim de compreender a identificação cultural, dos mitos e a relação de circularidade cultural afro/indígena ambas permeadas pela memória ancestral. Por meio das escutas orais, destacamos os estudos culturais, que dialogam com as temáticas das relações humanas, pois ao olhar, ouvir e registrar as vozes destes sujeitos perceptivos, revive-se a oralidade, desvela-se a construção da identidade cultural do mito e o sentido desta oralidade, transmitida de parentela a parentela, de cultura a cultura. Descrevemos alguns pontos das práticas culturais presentes nos fazeres do contexto pesquisado, a partir de fragmentos de fala, colhida por meio de diálogos, por visitas consagradas, no interior dos espaços teofânicos, localizado em residências e terreiros. Registramos e participamos do conhecer/reconhecer o espaço afro-indígena também pela vivência de uma das pesquisadoras em diferentes espaços culturais. Considera-se relevante o lugar aldeado e os terreiros de matriz africana e indígena, por pertencerem à constituição e formação da nação brasileira, sendo assim componente curricular invisível nas matrizes educacionais, por séculos. As oralidades colaboram com o descortinar metodológico de um outro olhar humano, pertencente ao contexto histórico defendido por educadores do Manifesto de Trinta, pertencente a contemporaneidade, assim sendo ambiental/ social/ ancestral/ educacional/ religioso/ cultural, necessário para a formação docente. Esta pesquisa de cunho etnográfico terá subsídio bibliográfico da fenomenologia merleaufreireana e dialogará permeando alguns apontamentos culturais coletados no contexto do meio social e singular das culturas índigenas e afro-brasileiras.Downloads
Publicado
2018-06-01
Como Citar
OLIVEIRA, A. C. S. de, & PASSOS, L. A. (2018). VIVENTE/VIDENTE EM ESPAÇOS ABYA YALA, SENTIDOS: (DES) ENCONTROS E ENCONTROS NA INVISIBILIDADE DOS SABERES. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 2(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4794
Edição
Seção
Eixo 6. Trabalho Docente