DO ESPERADO AO VIVENCIADO: DESAFIOS E OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Domitilla Medeiros ARCE Universidade Federal da Grande Dourados
  • Eliane Aparecida MIQUELETTI Universidade Federal da Grande Dourados

Resumo

Neste relato de experiência narramos algumas impressões resultantes de situações vivenciadas no decorrer de 2017, durante os estágios supervisionados obrigatórios em língua portuguesa, no Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano) e no Ensino Médio, em duas escolas estaduais, em Dourados-MS e Itaporã-MS, respectivamente. O objetivo mais amplo do relato perpassa a descrição dos acontecimentos, almeja-se sobretudo trazer à luz algumas reflexões acerca dos desafios e dos conflitos enfrentados na prática docente, da aprendizagem propiciada pela experiência, da constatação vocacional (ou não) e da aplicabilidade de alguns conhecimentos teóricos adquiridos na graduação em Letras da UFGD – Habilitação em Português e Inglês. Desse modo, buscamos contribuir com a formação de professores, por meio do relato das situações experienciadas (exitosas ou não) nessa etapa tão importante que é o estágio. Assim, o trabalho emprega uma metodologia qualitativa de base interpretativa, tendo como aporte teórico, entre outros, as leituras de Freire (1997), Xavier (2009) e Santos; Riche; Teixeira (2015) envolvendo o ensino, a prática pedagógica, o trato com a língua portuguesa na escola, o estágio supervisionado. Destacamos a diferença entre os âmbitos escolares de duas instituições públicas de ensino, proporcionada, principalmente, pelo corpo discente no que tange à (in)disciplina, (des)respeito, (des)motivação e perspectivas de futuro.

PALAVRAS-CHAVE: Estágio supervisionado obrigatório. Língua Portuguesa. Rede pública de ensino. (Des)motivação.

Downloads

Publicado

2018-06-01

Como Citar

ARCE, D. M., & MIQUELETTI, E. A. (2018). DO ESPERADO AO VIVENCIADO: DESAFIOS E OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM LÍNGUA PORTUGUESA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 2(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4790