EXPERIENCIA NO ENSINO DE LITERATURA NO CURSO LICENCIATURA EM LETRAS

Autores

  • Raquel Oliveira FONSECA Univrsidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

O processo ensino-aprendizagem é o objeto do projeto Re(vi)ver a Literatura, desenvolvido junto aos acadêmicos do quarto ano do curso Letras/Inglês da UEMS. A Literatura é representação dos mais diversos espaços sociais, e interage com as diversas manifestações humanas. No primeiro bimestre de 2018, desenvolvemos, em sala de aula o estudo da temática “Literatura e cegueira”, tendo por aporte teórico para as discussões acerca das transformações na arte, geradas pelo desenvolvimento tecnológico, textos de Walter Benjamim, Ítalo Calvino, Peixoto. Entre outros, analisamos os seguintes textos: São Marcos, Guimarães Rosa; O cego de Ipanema, Paulo M. Campos; Amor, Clarice Lispector; As cores, Orígenes Lessa; Poemas de Carlos Drummond de Andrade. Filmes: Ensaio sobre a cegueira, Dançando no escuro; Documentário: Janela da alma; entrevista com John Bramblitt; O espelho cego de Cido Meirelles. O mito da caverna de Platão; Mito de Édipo; Mito da Medusa; Arte de Vanguarda. O resultado foi a leitura do espaço local - UEMS e Dourados- por meio de fotos, áudios, vídeos, - paralela a outros olhares, cinematográficos e musicais.

Downloads

Publicado

01/06/2018

Como Citar

FONSECA, R. O. (2018). EXPERIENCIA NO ENSINO DE LITERATURA NO CURSO LICENCIATURA EM LETRAS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 2(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4785